Presidente concede reajuste de 10% aos servidores efetivos da Câmara Municipal de Tapira
Na reunião do dia 14/03 foi aprovado o projeto de lei nº 06/2022 que concede reajuste de 10% aos servidores efetivos da Câmara de Tapira, na esteira da recomposição salarial, defasada há muitos anos.
Foi revogado o Projeto de lei nº 04/2022 que revoga as leis 1368 e a lei 1315/2019, assim mantendo o loteamento TAP Moradia.
Foram também convocados os Secretários Municipais de Obras, Saúde e Assistência Social para poderem prestar esclarecimentos à população sobre o andamento de obras e melhorias na cidade prometidas pelo Executivo Municipal.
Estiveram presentes o Secretário de Saúde Juan Galhardo e o Secretário de Obras João Batista Credson Ferreira, além da Prefeita Municipal Maura de Melo Pontes e o Chefe de Gabinete Lavater Pontes Júnior.
Tribuna:
Luiz Carlos (MDB): O Vereador agradeceu a presença dos secretários, da Prefeita Municipal Maura e do chefe de gabinete Barroso. Também usou a tribuna para realizar algumas indicações.
Indicação 42/2022: que retorne o programa de cuidadores de idosos no município de Tapira. O Parlamentar vê a necessidade de atender as pessoas menos necessitadas, principalmente os idosos, com os quais ele fez compromisso de ajudar durante seu mandato.
Indicação 43/2022: que seja disponibilizada água potável aos moradores do Residencial Vitória, para dar uma qualidade melhor de vida aos moradores, na esteira de cobranças para resolver os problemas do loteamento.
Indicação 46/2022: que seja reajustado o valor do vale-alimentação do município de Tapira. Como a pandemia está mais controlada, o Vereador aproveita a presença da Prefeita na reunião para realizar a cobrança, visto que o valor está defasado há muito tempo.
Indicação 45/2022: que seja estudada a possibilidade de instalação de bancos na área externa do Velório Municipal, para que as pessoas não tenham de esperar em pé durante os velórios, e possam ter um conforto melhor em um momento difícil.
Neylson (Avante): O Vereador agradeceu também a presença dos secretários, e apresentou um projeto de lei, de sua autoria e do Vereador Elizeu, que dispõe sobre o fornecimento de transporte a ser custeado pelo Poder Executivo para eventos esportivos, culturais e religiosos, realizados fora da sede do município.
O parlamentar também apresentou a Indicação 47/2022, para que seja criada a Guarda Municipal de Tapira.
Sobre o preço do combustível, o Vereador pediu que fosse feita uma comissão para poder investigar o real motivo do aumento do preço na cidade, que configura como um dos mais caros do estado de Minas Gerais. De acordo com Neylson, ele julga ser o melhor modo de ação, para que os donos de postos da cidade sejam procurados e esclareçam se os preços estão justos e de acordo com a realidade do mercado.
Nivaldo Pontes (MDB): O Presidente começou apresentou uma indicação:
Indicação 44/2022: que seja estudada a possibilidade de ajuda de custo de aluguel para pessoas carentes do município, pelo prazo mínimo de 3 meses. De acordo com Nivaldo, existem muitos Tapirenses que não estão conseguindo pagar o aluguel, ainda mais com o retorno às aulas e necessidade de comprar materiais escolares.
Aproveitou também para agradecer a presença da Prefeita Municipal e dos Secretários para que os questionamentos feitos pela população sejam esclarecidos.
Esclarecimentos dos secretários:
Atendendo ao requerimento do Vereador Neylson, feito na última reunião, foram convocados os Secretários Municipais de Obras, Saúde e Assistência Social para poderem responder a questionamentos feitos pela população e pelos Vereadores.
Os Secretários fizeram suas apresentações, começando pela área da saúde, sendo prestados os esclarecimentos a respeito do não funcionamento do raio-x, da disponibilidade de medicamentos na Farmácia Municipal e dos exames laboratoriais. Juan Galhardo, Secretário responsável pela pasta, aproveitou para poder mostrar o projeto de construção do novo Centro de Saúde, o qual, quando estiver pronto, viabilizará a operação do novo aparelho de raio-x adquirido pelo Executivo.
O Secretário de Obras, a Prefeita Municipal e o Chefe de Gabinete também estiveram presentes, prestaram esclarecimentos a respeito das obras nas estradas vicinais e responderam aos questionamentos da população e Vereadores.
A íntegra da reunião, com os pronunciamentos dos Secretários, Prefeita Municipal e Chefe de Gabinete a respeito dos esclarecimentos à população, bem como a discussão dos projetos de lei pode ser conferida no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-rhIwoGxO5c
As reuniões acontecem toda sexta-feira, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, e são abertas ao público.