Presidente concede reajuste de 10% aos servidores efetivos da Câmara Municipal de Tapira

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 08h07, última modificação 03/01/2024 08h07
Na reunião do dia 14/03 foi aprovado o projeto de lei nº 06/2022 que concede reajuste de 10% aos servidores efetivos da Câmara de Tapira, na esteira da recomposição salarial, defasada há muitos anos.

Foi revogado o Projeto de lei nº 04/2022 que revoga as leis 1368 e a lei 1315/2019, assim mantendo o loteamento TAP Moradia.

Foram também convocados os Secretários Municipais de Obras, Saúde e Assistência Social para poderem prestar esclarecimentos à população sobre o andamento de obras e melhorias na cidade prometidas pelo Executivo Municipal.
Estiveram presentes o Secretário de Saúde Juan Galhardo e o Secretário de Obras João Batista Credson Ferreira, além da Prefeita Municipal Maura de Melo Pontes e o Chefe de Gabinete Lavater Pontes Júnior.

Luiz Carlos (MDB): O Vereador agradeceu a presença dos secretários, da Prefeita Municipal Maura e do chefe de gabinete Barroso. Também usou a tribuna para realizar algumas indicações.

Indicação 42/2022: que retorne o programa de cuidadores de idosos no município de Tapira. O Parlamentar vê a necessidade de atender as pessoas menos necessitadas, principalmente os idosos, com os quais ele fez compromisso de ajudar durante seu mandato.

Indicação 43/2022: que seja disponibilizada água potável aos moradores do Residencial Vitória, para dar uma qualidade melhor de vida aos moradores, na esteira de cobranças para resolver os pro­blemas do loteamento.

Indicação 46/2022: que seja reajustado o valor do vale-alimentação do município de Tapira. Como a pandemia está mais controlada, o Vereador aproveita a presença da Prefeita na reunião para realizar a cobrança, visto que o valor está defasado há muito tempo.

Indicação 45/2022: que seja estudada a possibilidade de instalação de bancos na área externa do Ve­lório Municipal, para que as pessoas não tenham de esperar em pé durante os velórios, e possam ter um conforto melhor em um momento difícil.

Neylson (Avante): O Vereador agradeceu também a presença dos secretários, e apresentou um projeto de lei, de sua autoria e do Vereador Elizeu, que dispõe sobre o fornecimento de transporte a ser custeado pelo Poder Executivo para eventos esportivos, culturais e religiosos, realizados fora da sede do mu­nicípio.

O parlamentar também apresentou a Indicação 47/2022, para que seja criada a Guarda Municipal de Tapira.

Sobre o preço do combustível, o Vereador pediu que fosse feita uma comissão para poder investigar o real motivo do aumento do preço na cidade, que configura como um dos mais caros do estado de Minas Gerais. De acordo com Neylson, ele julga ser o melhor modo de ação, para que os donos de postos da cidade sejam procurados e esclareçam se os preços estão justos e de acordo com a realida­de do mercado.

Nivaldo Pontes (MDB): O Presidente começou apresentou uma indicação:

Indicação 44/2022: que seja estudada a possibilidade de ajuda de custo de aluguel para pessoas ca­rentes do município, pelo prazo mínimo de 3 meses. De acordo com Nivaldo, existem muitos Tapi­renses que não estão conseguindo pagar o aluguel, ainda mais com o retorno às aulas e necessidade de comprar materiais escolares.

Aproveitou também para agradecer a presença da Prefeita Municipal e dos Secretários para que os questionamentos feitos pela população sejam esclarecidos.

Esclarecimentos dos secretários:

Atendendo ao requerimento do Vereador Neylson, feito na última reunião, foram convocados os Se­cretários Municipais de Obras, Saúde e Assistência Social para poderem responder a questionamen­tos feitos pela população e pelos Vereadores.

Os Secretários fizeram suas apresentações, começando pela área da saúde, sendo prestados os escla­recimentos a respeito do não funcionamento do raio-x, da disponibilidade de medicamentos na Far­mácia Municipal e dos exames laboratoriais. Juan Galhardo, Secretário responsável pela pasta, aproveitou para poder mostrar o projeto de construção do novo Centro de Saúde, o qual, quando es­tiver pronto, viabilizará a operação do novo aparelho de raio-x adquirido pelo Executivo.

O Secretário de Obras, a Prefeita Municipal e o Chefe de Gabi­nete também estiveram presentes, prestaram esclarecimentos a respeito das obras nas estra­das vicinais e responderam aos questionamentos da população e Vereadores.

A íntegra da reunião, com os pronunciamentos dos Secretários, Prefeita Municipal e Chefe de Gabi­nete a respeito dos esclarecimentos à população, bem como a discussão dos projetos de lei pode ser conferida no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=-rhIwoGxO5c

As reuniões acontecem toda sexta-feira, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, e são aber­tas ao público.