Vereadores anunciam R$ 500 mil em verbas para Tapira

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 09h03, última modificação 03/01/2024 09h03
Na reunião do dia 25/04/22, os Vereadores cobraram várias obras e melhorias na cidade, comentaram sobre a situação do abastecimento de água no Residencial Vitória, e anunciaram a conquista de R$ 500 mil em verbas para obras e serviços na cidade.

Neylson (AVANTE): O Vereador começou fazendo uma indicação pedindo que seja criado um pátio municipal para abrigar os veículos apreendidos em Tapira. Quando há a apreensão, os carros precisam ser en­viados para Araxá, aumento muito o custo que o proprietário tem para poder retirar o veículo, além do custo do guincho de uma cidade para outra. Em aparte, o Vereador Admilson sugere que o pátio seja construído no terreno onde será o distrito industrial.

Neylson também comentou sobre como é necessário fazer cobranças também aos Secretários Muni­cipais, não somente à Prefeita, pois eles também possuem responsabilidade na condução das obras e dos serviços públicos.

Admilson (MDB): Ao usar a tribuna, o Vereador relatou que há muito mato e sujeira no córrego entre a rua Gustavo Augusto de Carvalho e a rua Cristino Ribeiro, pedindo ao Secretário responsável que tome as devidas providências. Também indicou seu apoio à indicação do colega Vereador Neylson para a construção do pátio, indicando ser necessário fazer uma parceria da Prefeitura com o Detran e ou­tros órgãos responsáveis pelo trânsito na cidade para que isso aconteça.

O Parlamentar também pediu que fossem agilizadas as obras do laboratório e outras obras de saúde, ressaltando que Tapira é uma cidade que possui recursos necessários para prover melhores serviços públicos à população. Muitos, porém, não estão funcionando da maneira como deveriam, como o serviço de odontologia.

Admilson ressalta que ele acredita faltar empenho na condução dos serviços públicos, e pediu maior atenção às necessidades da população, para melhorar as condições de vida e oportunidades para os Tapirenses, principalmente na questão da moradia.

O Vereador Samuel pediu aparte cobrando que haja maior disponibilidade de remédios à população, pois devido ao surto de dengue e virose na cidade, certos medicamentos precisam ser reservados para atender casos de maior urgência.

Elaine também cobrou melhorias na saúde, fazendo levantamento de exames que estão pendentes devido à construção do novo laboratório.

Luiz Carlos (MDB): O Vereador usou a tribuna para anunciar a conquista de verbas para a cidade. Segundo ele, a partir do dia 25 serão liberados R$ 419 mil através de emendas parlamentares do Deputado Aelton Freitas, além de uma Kombi reserva para o transporte escolar e R$ 100 mil em verbas para a saúde. Além disso, o Vereador também anunciou que foi procurado por um empresário que quer montar uma autoescola na cidade, dizendo que a construção já está oficializada.

Em aparte, o Presidente da casa, Nivaldo, diz que o trabalho dos Vereadores está sendo feito, trazen­do verbas para a cidade, mas que a Prefeitura precisa fazer a parte dela utilizando-as em prol da po­pulação nas obras e melhorias necessárias, para que a cidade não perca os repasses.

Os Vereadores também comentaram sobre a situação de falta de água no Residencial Vitória. Em aparte, o Vereador Presidente Nivaldo comentou sobre sua recente ida à COPASA, e disse que a em­presa está disposta a realizar a ligação com a estrutura existente, contanto que o Executivo faça o acordo e provenha os documentos necessários.

Elizeu (PTB): O Vereador começou continuando a conversa sobre a ligação de água no Residencial Vitó­ria. Comentou que está a disposição para o que for necessário, seja criação de comissão, associação ou reunião. Propôs a criação de um cronograma de abastecimento das caixas d’água pelo caminhão-pipa da Prefeitura como paliativo para a falta de água até que a situação da COPASA se resolva.

Elizeu também cobrou maior organização da Prefeitura na questão dos reembolsos e verbas relacio­nadas ao programa Pró-leite, pois beneficiários estão tendo dificuldade em receber o dinheiro do Executivo.

O Parlamentar também falou sobre a resposta a um requerimento que ele fez sobre o saldo da taxa de iluminação pública cobrada dos moradores da cidade. De acordo com essa resposta, há um sal­do de R$ 159 mil, o qual, segundo o Vereador, necessita ser usada para trazer luz elétrica a várias ruas da cidade que estão no escuro.

Nivaldo (MDB): O Presidente da casa usou a tribuna para realizar indicações pedindo a limpeza do córrego que passa no fundo da casa da Cidinha Moloca, para que seja disponibilizado um ônibus para levar uma turma de cavaleiros à cavalgada de Sacramento no dia 1º de maio, e que seja disponibilizado atendimento odontológico na cidade.

A Vereadora Elaine, em aparte, pediu que haja atendimento odontológico especializado para crian­ças no município, o que foi seguido pelos outros Vereadores, pois ficaria caro e fora da realidade de muitas famílias do município o tratamento privado.

O Vereador Luiz Carlos cobrou que seja dada continuidade na regularização das escrituras de imó­veis na Tapira através do REURB, Regularização Fundiária Urbana.

Finalmente, o Vereador Alexandre fez uma moção de aplausos ao encontro de carros de boi realiza­do no município no último final de semana, em nome do Sr. Zé do Chico.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, às 19 horas, e a íntegra das discussões está disponível no nosso canal do Youtube.