Vereadores aprovam projeto Medicamento em Casa, que leva a domicílio remédios para portadores de doenças crônicas e com dificuldade de mobilidade.

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 08h56, última modificação 03/01/2024 08h56
Na reunião desta segunda-feira, 21/03, foi aprovado o Projeto de Lei nº 05/2022, de autoria da Vereadora Elaine Peres (Avante), instituindo o programa Medicamento em Casa, que leva remédios até a casa de pacientes portadores de doenças crônicas e idosos que possam comprovar ter dificuldades de locomoção.

O objetivo, segundo a Parlamentar, é garantir o direito constitucional do acesso à saúde. De acordo com Elaine, tal proposta já é implementada em outras cidades e ela sente segurança de que esse projeto será um sucesso na cidade. O projeto agora vai para sanção do Executivo.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 58/2021, de autoria do Vereador Elizeu Lourenço (PTB), instituindo o Programa Pró-Moradia, que realiza obras de infraestrutura em áreas públicas destinadas a programas de habitação popular e aquisição de novas áreas para programas habitacionais para a população de baixa renda. O projeto vai para sanção do Executivo, o qual deverá regulamentá-lo para que possa dar início às obras e intervenções na cidade.

Na reunião, os Vereadores fizeram novamente diversos pedidos para que sejam arrumadas as estradas da Tapira, e reforçaram pedidos passados de obras e reparos feitos ao Executivo Municipal. Na ocasião, os Vereadores Luiz Carlos, Elizeu e Nivaldo pediram que fosse dada maior atenção por parte da Prefeitura Municipal a cobranças que já tinham sido feitas anteriormente mas que, segundo eles, não têm sido atendidas, como a questão da iluminação na zona rural.

José Jesus (Avante): O Vereador usou a tribuna para apresentar a indicação 48/2022 para que seja construído um alambrado nos campos de futebol na Comunidade do Alto da Serra e Comunidade das Palmeiras. De acordo com o Vereador, o alambrado daria mais segurança a quem está jogando, e evitaria a entrada de animais no campo.

Alexandre (DEM): O Parlamentar começou pedindo que os Vereadores se unam para poder fazer um ofício ou requerimento ao DER solicitando reparos nos pontos críticos da rodovia que liga Araxá a Tapira, pois já há lugares em que a estrada se tornou perigosa para transitar.

Alexandre também pediu para que fossem arrumadas as estradas vicinais, principalmente a do Tamboril que está em situação crítica.

Luiz Carlos (MDB): O vereador apresentou as seguintes indicações:

Indicação 49/2022: que sejam colocadas faixas de sinalização refletivas nas caçambas de entulho que ficam nas ruas da cidade, pois no período noturno, a visibilidade diminui e pode provocar acidentes.

Indicação 50/2022: que seja disponibilizado EPI aos funcionários da Prefeitura Municipal que realizam limpeza.

Indicação 51/2022: que seja arrumada a sauna do clube do CETAP, a qual já está pronta e falta só a troca de pisos.

Luiz Carlos também lembrou das indicações que já foram feitas no ano passado e que não tiveram retorno da Prefeitura, principalmente na questão de iluminação da Comunidade da Capela. Ele reforça a cobrança para que as pessoas que estão construindo suas casas possam ter iluminação à noite, além de cobrar a iluminação na Comunidade da Aruca. Kaká, porém, parabeniza a Prefeitura pela obra que trouxe iluminação ao ginásio da Comunidade das Palmeiras.

Elizeu Lourenço (PTB): O Parlamentar usou a tribuna para poder realizar cobranças das quais ele ainda não teve retorno do Poder Executivo, como a limpeza das calçadas do Residencial, principalmente próximo à Escola. Também pediu que seja refeita a pintura das faixas de pedestre no centro da cidade, e que seja dada mais agilidade no andamento da obra da galeria do CETAP, como o aterramento e asfaltamento da entrada do clube. Elizeu também pediu o reajuste salarial para as conselheiras tutelares, pois o salário está muito defasado comparado com o salário de outras cidades. Por fim, o Parlamentar cobrou que seja respondido o requerimento que ele fez com relação aos dados daqueles que entraram no Programa Municipal Pró-leite.

Nivaldo Pontes (MDB): O Presidente da Câmara fez uso da tribuna para fazer uma indicação para que seja estudada possibilidade de ajuda de custo aos estudantes de medicina das Universidades Federais. Essa cobrança já foi feita por outros Vereadores, e segundo o Presidente, algumas pessoas não conseguem o auxílio e estão tendo dificuldade em manter os estudos. Ele também pediu que sejam reforçadas as cobranças anteriores dos Vereadores, pois ele também alega não ter recebido retorno.

A íntegra da reunião, bem como as discussões, pode ser conferida no nosso canal do Youtube, e a íntegra dos projetos de lei e indicações no nosso site. As reuniões ocorrem toda segunda-feira, às 19h, são abertas ao público e disponíveis na internet a partir da terça-feira.