Vereadores aprovam repasse do Executivo de R$28 mil ao Hospital do Câncer de Barretos

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 09h49, última modificação 03/01/2024 09h49
Na reunião do dia 20/06, no Plenário da Câmara de Tapira, foi aprovado o projeto de lei 34/2022 que autoriza o município a realizar repasse de R$ 28 mil ao Hospital do Câncer de Barretos para contribuir com as despesas de custeio da instituição. Também foi aprovado custeio de despesas para realizar a 20ª TapJunina 2022, bem como celebração de parceria para o repasse aos caixas escolares das escolas participantes.

Hospital do câncer de Barretos

Tribuna

Admilson (MDB): O Vereador usou a tribuna para fazer um requerimento solicitando a relação de funcionários e prestadores de serviços da Câmara Municipal, bem como os cargos que ocupam e os salários recebidos. Segundo Admilson, essa cobrança é anual, e ele faz por uma questão de transpa­rência.

Luiz Carlos (MDB): Ao usar a tribuna na reunião desta semana, o Vereador fez uma cobrança so­bre o estado precário da ponte sentido São Roque de Minas. O Parlamentar esteve com o Prefeito de São Roque de Minas, sr. Onésio de Oliveira Andrade, em Belo Horizonte no último final de semana, conversando sobre esse assunto, e eles esperam que os órgãos responsáveis tomem providências logo, e se dispôs a acompanhar o processo. No mês de festas juninas e festa em louvor a São João, popularmente celebrada no povoado de São João Batista, próximo a Tapira, há muito movimento de turistas vindo da região, e a falta de uma ponte em condições de tráfego prejudicaria o turismo e po­deria provocar acidentes.

O Vereador também comentou que buscou apoio do Deputado Bosco, que possui propriedade na re­gião, para que ele possa ajudar na cobrança da obra.

Finalmente, o Vereador Kaká cobrou que seja concluída a operação tapa-buracos na cidade, pois ainda há ruas esburacadas na cidade que não foram contempladas pela operação. Em especial, ele cobrou que sejam recapeados os pontos críticos da rodovia Araxá – Tapira em que esta perdeu a co­bertura asfáltica devido às fortes chuvas no começo deste ano. Devido à proximidade da ExpoTap, o Vereador teme que o forte movimento de turistas possa ocasionar acidentes devido à precariedade da rodovia nos trechos afetados.

Elizeu Lourenço (PTB): O Parlamentar começou fazendo um requerimento sobre a vigência da ga­rantia do asfaltamento realizado na Rua Albertino Assunção de Souza, e se já foi requisitado algum reparo por parte do município para a empresa que realizou o serviço. Requisitou, também, que a Prefeitura informe quais providências estão sendo tomadas quanto a limpeza das fossas sépticas no entorno da cidade de Tapira, pois, segundo os moradores, elas estão dando mal cheiro devido à falta de manutenção.

De acordo com Elizeu, existe uma cobrança antiga, de gestões anteriores, para a instalação de um sistema de tratamento de esgoto na cidade, mas que as providências nunca foram tomadas para que o tratamento seja realizado. Portanto, ele também requisita que o Executivo informe quais providên­cias estão sendo tomadas para realizar essa melhoria na cidade.

Elaine Peres (AVANTE): A Vereadora usou a tribuna para poder apresentar um projeto de lei que institui e regulamenta o programa municipal de inseminação artificial em bovinos, com assistência técnica e fornecimento de sêmen de melhor qualidade. O projeto visa a melhoria na qualidade do gado bovino, na produção de leite, e aumento da renda familiar. O município de Tapira foi contem­plado, diz Elaine, através do apoio do Deputado Bosco, com um kit de inseminação artificial com os equipamentos necessários e doses de sêmen. Segundo a Vereadora, a contrapartida do município seria fornecer a equipe de veterinários para executar o projeto, além do transporte destes para as propriedades rurais dos beneficiados.

Como justificativa, a Vereadora apresenta que é necessário conceder benefícios ao produtor rural lo­cal, para melhorar a qualidade do alimento vendido, revertendo isso em aumento de renda e benefí­cios para a cidade.

Nivaldo: O Presidente da Câmara começou frisando que os projetos sociais da cidade devem aten­der aquelas pessoas que realmente precisam dos programas, não pessoas que possuem condições e podem conseguir por conta própria.

Comentou, também, que recebeu uma carta do Senador Alexandre Silveira, e, ao retornar o contato, sua secretária perguntou quais as prioridades da cidade, e ele disse que era o tratamento de água e esgoto. Segundo Nivaldo, é preciso que Tapira tenha essa obra de saneamento, pois várias gestões prometeram e não cumpriram.

Nivaldo sugeriu, enfim, que todos os Vereadores enviassem um ofício ao DER e à Mosaic cobrando providências com relação ao estado precário da rodovia Araxá – Tapira, enfatizando o fluxo de tu­ristas que virão para a ExpoTap e potenciais acidentes que possam ocorrer nos trechos que perde­ram a cobertura asfáltica.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, e são abertas ao público. Participe! Sua presença é importante para a construção da cidadania.
Para conferir a íntegra das discussões, acesse nosso canal do Youtube.