Vereadores cobram agilidade do Executivo na execução do programa Pró-leite

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 10h17, última modificação 03/01/2024 10h17
A reunião do dia 17 de outubro foi marcada por cobranças dos Vereadores por agilidade no programa Pró-leite, além de melhorias no velório municipal e homenagens póstumas a pessoas importantes da cidade, falecidas recentemente.

Alexandre Reis: O Vereador usou a tribuna brevemente para poder fazer novas cobranças ao Executivo.
Na reunião passada, Alexandre fez um requerimento à Prefeitura de Tapira pedindo que fossem executados os benefícios do programa Pró-leite. O programa é uma iniciativa do município que oferece uma ajuda de custo aos produtores rurais, devidamente cadastrados, que comprovem vínculo econômico e de moradia com o município, com o uso de maquinário e fornecimento de insumos para auxiliar no plantio e criação de gado. Porém, de acordo com o Vereador, a Prefeitura não está realizando os pagamentos do benefício e os produtores estão no prejuízo.

Em resposta ao requerimento do Vereador, o Executivo limitou-se a dizer que seguirá o mesmo cronograma do ano passado e enviou-lhe uma cópia da lei que institui o programa. Alexandre refez então a cobrança, perguntando quando os produtores serão efetivamente atendidos, pois, segundo ele, a população o tem procurado. Pediu, também, uma lista dos beneficiários que serão atendidos.

O Vereador fez também um requerimento pedindo que a obra da galeria do CETAP seja concluída. Essa obra vem se arrastando há algum tempo, devido às fortes chuvas que ocorreram no ano passado e início do ano corrente. Ela está, porém, em estágio final, faltando cobrir e asfaltar.

Finalmente, o Vereador cobrou que seja feito o recapeamento da rua Jerônimo Xavier Rodrigues.

Elizeu Lourenço: Ao usar a tribuna, o Vice-Presidente da Câmara apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do sr. João Luiz Fernandes no dia 17 de outubro, data da reunião.

Em aparte, a Vereadora Elaine Peres aproveitou para fazer alguns requerimentos para melhoria do velório municipal:

Que fosse feito o cercamento do velório com muro e grade. Devido à grande população de animais de rua na cidade, estes entram no recinto e fazem suas necessidades no local, atrapalhando as pessoas e deixando mau cheiro.

Que fosse feito o letreiro do velório, indicando propriamente o local.

Que fossem colocados assentos de alvenaria no velório, principalmente para as pessoas que pernoitam em velórios poderem usar.

Nivaldo: O Presidente da Câmara apresentou uma moção de pesar referente ao falecimento do sr. Ildeu Rezende ocorrido no dia 14 de outubro. O sr. Ildeu Rezende foi parte das primeiras legislaturas da Câmara, um dos primeiros Presidentes, e tem seu nome registrado em diversas leis e atas da casa.

Também apresentou moção de pesar referente ao falecimento do sr. João Luiz Fernandes.

Enfim apresentou algumas indicações:

Que seja realizada a manutenção, em caráter de urgência, das lâmpadas dos postes de iluminação pública na cidade, principalmente no bairro Torga Couto.

Que seja novamente reformada a ponte da fazenda do sr. Divino Peroba. Aumentou muito o movimento na fazenda e a ponte já quebrou.

Finalmente, apresentou uma moção de aplausos referente aos professores do município de Tapira, parabenizando-os pelo dia dos professores, comemorado no dia 15 de outubro.

Ordem do dia:

O Vereador Luiz Carlos pediu vista dos vetos integrais aos projetos de lei de sua autoria que denominam logradouros públicos na cidade, para que possa ser feita uma pesquisa para esclarecer se as ruas realmente tinham um nome anterior aos projetos.

O Vereador Neylson, em aparte, solicitou informações precisas do executivo referente ao que falta ou quais documentos ainda são necessários para que seja executado o Projeto de Lei nº 36/2022 que autoriza o município de Tapira a fazer repasse de incentivo a participação dos times locais no Campeonato Ruralão 2022, projeto aprovado e sancionado pelo Executivo no ano corrente.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, às 19 horas, e são abertas ao público. A sua participação é muito importante. Acompanhe a íntegra das discussões em nosso canal do Youtube, e as indicações e projetos aprovados em nosso site.

Foto: Prefeitura Municipal de Tapira