Vereadores cobram providências sobre os animais de rua na cidade

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 09h44, última modificação 03/01/2024 09h44
Na reunião do dia 06/06, foram aprovados quatro projetos de lei que tratam sobre o programa Pró-leite, parcelamento de dívidas municipais, nomeação da capela do hospital municipal, e sobre os cargos efetivos da Prefeitura Municipal.
Vereadores cobram providências sobre os animais de rua na cidade

Vereador Elizeu discursando na tribuna

O projeto de lei 23/2022 altera o Programa Pró-leite, o qual disponibiliza aos beneficiários do programa máquinas e outros equipamentos rurais na recuperação e preparo de terreiro de café, construção de barracões, avicultura, suinocultura, entre outros, a metade do valor de mercado.

Para o uso das máquinas, o produtor deverá recolher através do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) o valor da hora trabalhada, antes da execução do serviço. O projeto visa aumentar a hora trabalhada, em atendimento à reivindicação feita no plenário pelo Vereador Kaká.

Já o projeto de lei 26/2022 institui o parcelamento especial municipal, tratando sobre a possibilidade de parcelamento de débitos com o município, inclusive para quem tem dívida executada em juízo.

No projeto de lei 27/2022, de iniciativa do Vereador Admilson, denomina-se a capela dedicada a São Geraldo, a ser construída no Hospital Municipal, como Capela Maria do Perpétuo Socorro, em homenagem à mãe do Parlamentar.

Finalmente, o projeto de lei complementar nº 05 extingue as 7 vagas efetivas de auxiliar de enfermagem, e cria 7 vagas de técnico de enfermagem.

Vereadores na Tribuna:

Admilson: O Vereador apresentou um projeto de lei de sua autoria que denomina a Capela de São Geraldo, que está sendo construída no Hospital Municipal, como Capela Maria do Perpétuo Socorro. A Capela veio como uma iniciativa para trazer conforto espiritual aos pacientes e acompanhantes do Hospital, e o Vereador homenageou sua mãe, devota de São Geraldo.

Alexandre: Ao usar a tribuna, o Parlamentar fez uma indicação oral pedindo providências para a retirada dos cachorros que ficam na frente da Creche Municipal, avançando nos carros e nas pessoas. Os Vereadores concordaram que para resolver o problema seria necessária a construção de um Canil Municipal para abrigar os animais, e fizeram o compromisso de buscar soluções com o Executivo da cidade.

Luiz Carlos: Kaká começou fazendo uma moção de aplausos à queijaria Três Irmãos, a qual conquistou prata no concurso International Cheese Awards, na ExpoQueijos Araxá. O evento contou com a participação de produtores de queijo locais e internacionais, e a premiação coloca em evidência a qualidade do queijo produzido na Tapira.

O Vereador também reforçou o pedido ao Secretário de Saúde para que seja novamente disponibilizado o tratamento odontológico na cidade.

Elizeu: Ao usar a tribuna, o Vereador fez a leitura do ofício em resposta ao Ministério Público sobre a notícia de fato nº 0040.22.000068-7, referente a um episódio ocorrido no começo do ano em que houve a acusação, por parte do Vereador Neylson, de que houve “maracutaias” relacionadas ao loteamento realizado na gestão anterior. Também comentou sobre a ação de cassação do partido PTB pelo partido AVANTE. Em aparte, Neylson pediu para que seja nomeado quem entrou com ação para cassação do PTB. Ambos os processos são de anos anteriores que buscam questionar como foi feito o loteamento, assim como se a condução da eleição municipal anterior esteve conforme a legislação eleitoral, como no caso da quota mínima para mulheres.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, no Plenário da Câmara, e são abertas ao público. Você pode ver a íntegra das discussões em nosso canal do Youtube.