Vereadores cobram que sejam retomados os exames de Raio-X antes da ExpoTap
Tribuna:
Neylson (AVANTE): O Parlamentar, ao usar a tribuna, começou fazendo um requerimento aos Correios para que eles voltem a atender em horário comercial, pois atualmente só atendem na quinta-feira à tarde e na sexta-feira de manhã.
Em aparte, o Vereador Kaká sugeriu entrar em contato com a Superintendência dos Correios em Uberaba, e realizar um acordo para que eles forneçam um funcionário que possa atender no horário comercial.
Em outra cobrança, Neylson reforçou o pedido para que sejam retomados os exames de Raio-X na cidade a tempo de atender durante a ExpoTap. Caso aconteça algum acidente e não tenha motorista de plantão no momento, não teria como enviar o paciente a Araxá para realizar o exame. O funcionamento do novo aparelho de Raio-X, de acordo com a Secretaria de Saúde, depende do término das construções do novo Centro de Saúde Municipal.
Reforçou também a cobrança para sejam recapeados os dois pontos da estrada Araxá – Tapira que perderam a cobertura asfáltica e estão perigosos para transitar, para que não ocorram acidentes com os turistas que querem vir participar da ExpoTap.
Luiz Carlos “Kaká” (MDB): O Parlamentar começou agradecendo ao Deputado Aelton Freitas que já destinou verbas que foram entregues para a saúde, e que anunciou mais verbas a serem entregues em breve, e destacou que isso é fruto de sua atuação como parlamentar, sempre buscando novas verbas e melhorias para a cidade.
Também fez uma indicação pedindo para que seja encascalhada a estrada próximo aos “Lídia”, pois, segundo o Vereador, está difícil de transitar por ser estrada vicinal.
Fez pedido para que seja molhada a estrada que sai da zona urbana de Tapira em direção à região do BCN que está empoeirada devido às atividades da empresa.
Por fim, pediu para que seja realizado o patrolamento das estradas da região dos Teixeiras, e que o município forneça mata-burros para as fazendas da Tapira, utilizando as verbas disponíveis.
Elaine (AVANTE): A Vereadora fez um pedido para que a Prefeitura contrate um médico que fique de sobreaviso. Atualmente, o Hospital Municipal possui dois médicos que atendem em regime de plantão. Porém, de acordo com a Vereadora, os médicos também precisariam se deslocar para fazer o acompanhamento de transferência de pacientes, e isso não pode acontecer de acordo com as exigências do CRM.
Pediu também para que fossem colocadas placas de sinalização na estrada que passa no Assentamento e dá acesso à região das Palmeiras. Depois que passa a igreja, perto da entrada do Sr. Valdir de Castro, a curva ficou muito acentuada, cheio de rastros de freadas bruscas.
Reforçou, por fim, o pedido para que seja contratado um odontopediatra. Atualmente, o único procedimento que está sendo feito na rede pública de saúde é o de extração de dentes, e há muita demanda da população por atendimento odontológico.
Nivaldo (MDB): O Presidente da casa usou a tribuna para poder tecer comentários sobre a saúde e outras situações da cidade. Segundo Nivaldo, a saúde tem atendido cada vez menos pacientes na gestão atual, e é preciso que os Vereadores se unam e tomem as devidas providências para que a situação melhore, pois, segundo ele, “a prioridade é saúde e educação”. Cobrou agilidade na construção e reforma do novo Centro de Saúde para que os exames possam ser retomados.
Comentou, também, sobre sua vontade de trazer uma autoescola para Tapira, pois os Tapirenses precisam se deslocar para outras cidades para realizar os cursos e o exame.
O Presidente da Câmara está desenvolvendo um projeto para viabilizar a criação de peixes em tanques na cidade, para gerar emprego e renda para os Tapirenses, que segundo ele, depende somente dos ajustes finais para poder ser apresentado.
Em aparte, o Vereador Alexandre aproveitou para fazer uma moção de aplausos à Secretaria de Saúde pelo segundo mutirão de castração de cães e gatos na cidade.
Finalmente, o Presidente lembrou do recesso parlamentar que começará dia 1º de Julho e durará até o fim do mês, e que os servidores da casa farão revezamento para que a Câmara continue aberta à população, oferecendo os serviços de sempre.