Vereadores cobram que sejam retomados os exames de Raio-X antes da ExpoTap

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 09h54, última modificação 03/01/2024 09h54
Na Reunião de 27 de junho de 2022, foi cobrado o retorno dos exames de raio-x. Caso aconteça algum acidente e não tenha motorista de plantão no momento, não teria como enviar o paciente a Araxá para realizar o exame.

Neylson (AVANTE): O Parlamentar, ao usar a tribuna, começou fazendo um requerimento aos Cor­reios para que eles voltem a atender em horário comercial, pois atualmente só atendem na quinta-feira à tarde e na sexta-feira de manhã.

Em aparte, o Vereador Kaká sugeriu entrar em contato com a Superintendência dos Correios em Uberaba, e realizar um acordo para que eles forneçam um funcionário que possa atender no horário comercial.

Em outra cobrança, Neylson reforçou o pedido para que sejam retomados os exames de Raio-X na cidade a tempo de atender durante a ExpoTap. Caso aconteça algum acidente e não tenha motorista de plantão no momento, não teria como enviar o paciente a Araxá para realizar o exame. O funcio­namento do novo aparelho de Raio-X, de acordo com a Secretaria de Saúde, depende do término das construções do novo Centro de Saúde Municipal.

Reforçou também a cobrança para sejam recapeados os dois pontos da estrada Araxá – Tapira que perderam a cobertura asfáltica e estão perigosos para transitar, para que não ocorram acidentes com os turistas que querem vir participar da ExpoTap.

Luiz Carlos “Kaká” (MDB): O Parlamentar começou agradecendo ao Deputado Aelton Freitas que já destinou verbas que foram entregues para a saúde, e que anunciou mais verbas a serem entre­gues em breve, e destacou que isso é fruto de sua atuação como parlamentar, sempre buscando no­vas verbas e melhorias para a cidade.

Também fez uma indicação pedindo para que seja encascalhada a estrada próximo aos “Lídia”, pois, segundo o Vereador, está difícil de transitar por ser estrada vicinal.

Fez pedido para que seja molhada a estrada que sai da zona urbana de Tapira em direção à região do BCN que está empoeirada devido às atividades da empresa.

Por fim, pediu para que seja realizado o patrolamento das estradas da região dos Teixeiras, e que o município forneça mata-burros para as fazendas da Tapira, utilizando as verbas disponíveis.

Elaine (AVANTE): A Vereadora fez um pedido para que a Prefeitura contrate um médico que fique de sobreaviso. Atualmente, o Hospital Municipal possui dois médicos que atendem em regime de plantão. Porém, de acordo com a Vereadora, os médicos também precisariam se deslocar para fazer o acompanhamento de transferência de pacientes, e isso não pode acontecer de acordo com as exi­gências do CRM.

Pediu também para que fossem colocadas placas de sinalização na estrada que passa no Assenta­mento e dá acesso à região das Palmeiras. Depois que passa a igreja, perto da entrada do Sr. Valdir de Castro, a curva ficou muito acentuada, cheio de rastros de freadas bruscas.

Reforçou, por fim, o pedido para que seja contratado um odontopediatra. Atualmente, o único pro­cedimento que está sendo feito na rede pública de saúde é o de extração de dentes, e há muita de­manda da população por atendimento odontológico.

Nivaldo (MDB): O Presidente da casa usou a tribuna para poder tecer comentários sobre a saúde e outras situações da cidade. Segundo Nivaldo, a saúde tem atendido cada vez menos pacientes na gestão atual, e é preciso que os Vereadores se unam e tomem as devidas providências para que a si­tuação melhore, pois, segundo ele, “a prioridade é saúde e educação”. Cobrou agilidade na constru­ção e reforma do novo Centro de Saúde para que os exames possam ser retomados.

Comentou, também, sobre sua vontade de trazer uma autoescola para Tapira, pois os Tapirenses pre­cisam se deslocar para outras cidades para realizar os cursos e o exame.

O Presidente da Câmara está desenvolvendo um projeto para viabilizar a criação de peixes em tan­ques na cidade, para gerar emprego e renda para os Tapirenses, que segundo ele, depende somente dos ajustes finais para poder ser apresentado.

Em aparte, o Vereador Alexandre aproveitou para fazer uma moção de aplausos à Secretaria de Saú­de pelo segundo mutirão de castração de cães e gatos na cidade.

Finalmente, o Presidente lembrou do recesso parlamentar que começará dia 1º de Julho e durará até o fim do mês, e que os servidores da casa farão revezamento para que a Câmara continue aberta à população, oferecendo os serviços de sempre.