Vereadores fazem cobrança de melhoria para a saúde em Tapira

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 10h07, última modificação 03/01/2024 10h07
Na reunião do dia 05/09, os Vereadores fizeram diversas cobranças ao Executivo pela forma com que está sendo conduzida a cidade, principalmente na questão da saúde, e cobraram novamente atenção da Prefeitura para realizar a manutenção das estradas antes do retorno do período chuvoso.
Vereadores fazem cobrança de melhoria para a saúde em Tapira

Vereadores pediram melhorias na saúde

Vereadores na Tribuna:

Neylson: O Vereador foi o primeiro a usar a tribuna. Começou sua fala comentando sobre a situação das estradas no município. Apresentou uma indicação à Secretaria de Obras pedindo que seja realizada manutenção das estradas na região da Quina. Também fez indicação pedindo manutenção das estradas vicinais da “Região da Capivara”.

Neylson comentou a alegação recebida pela Vereadora Elaine de que as manutenções não ocorrem pois as máquinas estão quebradas. Segundo o Vereador, ele ficou sabendo que essas máquinas já estão quebradas há 60 dias, sem previsão de manutenção.

Em aparte, o Vereador Admilson comentou sobre a situação dos Secretários e a extensão da atuação destes junto à Prefeitura. Segundo ele, o Poder Executivo está com muito dinheiro em caixa, mas as ações não estão acontecendo. “A gente é Vereador, sai pedindo voto, e as pessoas te param na rua fazendo cobranças. A gente vem aqui, cobra, e muitos acham que nós estamos querendo fazer nome”, disse.

Ao comentar sobre os servidores da Prefeitura, Admison menciona que todos precisam cumprir carga horária e assinar ponto, mas que o Executivo mantém dentista trabalhando apenas 2 horas por semana, o que enseja uma denúncia no Ministério Público.

O Presidente da Câmara, Nivaldo Pontes, pediu aparte, e comentou a falta de cooperação da Prefeitura em realizar obras e intervenções necessárias na cidade, além da apatia da população em participar da política e da eleição Presidencial deste ano, pedindo para que participem e escolham bem os Deputados para representar a cidade e trazer verbas. Nivaldo comentou como a Prefeitura está com “a faca e o quei­jo na mão”, referindo-se às verbas recebidas, aos lotes comprados para o novo loteamento, e que basta ação para as coisas acontecerem.

O Vereador Neylson encerrou sua participação dirigindo-se ao Secretário de Saúde, Juan Galhardo, presente na reunião, para que ele esclareça a situação dos funcionários da saúde e se realmente pro­cede a acusação de que o dentista trabalha apenas 2 horas por semana, e se faltam insumos para que ele realize seu trabalho.

Admilson: O Parlamentar usou a tribuna para comentar sobre a situação da saúde no município, di­zendo que os carros da saúde estão “uma lástima”, cheios de latas de refrigerante e papel de bala, e há demora no reembolso do combustível gasto no deslocamento ao Hos­pital do Câncer de Barretos. O carro da Prefeitura, de acordo com Admilson, não está no nível dos carros de outras Prefeituras que também enviam pacientes a Barretos.

O Vereador comentou que foi votado na Câmara um adicional de R$12 milhões no orçamento mu­nicipal, e que isso não justifica o descaso com as intervenções necessárias.

“Está faltando gestão, olhar as coisas com carinho, fazer as coisas para o povo”, disse. Não é preciso, se­gundo Admilson, ajudar as pessoas somente do lado da situação, mas sim a cidade como um todo.

Ele comentou também uma situação que aconteceu na cidade, em que uma pessoa sofreu uma queda e não conseguiu contato no Hospital Municipal. “A gente tem de olhar para frente”, dizendo que quer deixar uma imagem boa da Administração atual. “A gente cobra aqui para poder ver o bem do nosso município”.

Em aparte, o Vereador Neylson comentou que há telefonistas disponíveis na Prefeitura para pode­rem ser realocadas para o Hospital Municipal e evitar que essa situação ocorra novamente.

O Vereador Admilson, ao retomar a palavra, diz que o problema da Prefeitura é falta de gestão, e que é necessário contratar profissionais qualificados para gerir a máquina pública. Ele conclui di­zendo que espera mais empenho da administração atual, a qual possui todas as condições de fazer um bom trabalho até a próxima eleição.

Luiz Carlos: Ao fazer uso da tribuna, o Vereador Kaká começou convidando a população a partici­par mais das reuniões, com o controle do coronavírus e vacinação avançada no município, para que possam acompanhar o trabalho dos parlamentares.

O Parlamentar fez novamente cobrança pedindo que sejam arrumados os pontos críticos das estra­das no município de Tapira, antes que venha o período chuvoso. Também refez a cobrança para que seja arrumada a rede elétrica na cidade, levando luz para os bairros e localidades da cidade que ain­da estão sem acesso à rede.

Elizeu Lourenço: O Vereador usou a tribuna para fazer uma indicação ao Executivo para que seja realizado um evento cultural cristão em comemoração ao Dia da Bíblia no município de Tapira, a pedido de algumas igrejas da cidade. Também fez uma moção de aplausos a Karina de Souza Car­valho que foi aprovada no curso de Medicina na Universidade de Ribeirão Preto.

Elizeu reforçou as cobranças feitas anteriormente pelos Vereadores para que sejam feitas as obras das estradas nos pontos críticos antes da chuva, e da falta de atendimento odontológico na cidade.

“Os secretários não recebem cobranças da maneira com que nós vereadores recebemos”, comentou Elizeu, referindo-se à maneira com que a população aborda os parlamentares, pedindo andamento nas obras e nas intervenções da cidade, dizendo que a cidade poderia estar bem melhor, dada a arrecadação recebida. Então, pe­diu, novamente, que a Prefeitura dê retorno à população.

Elaine Peres: A Parlamentar usou seu espaço na tribuna para poder fazer indicações, pedindo à Se­cretaria Municipal de Segurança Pública que sejam colocadas lombadas e placas de sinalização na extensão da avenida Adelino Brás de Resende. A Vereadora manifestou preocupação com a veloci­dade com que os carros descem a avenida, principalmente no horário em que os alunos saem da es­cola.

Também pediu para que sejam instaladas placas de sinalização e lombadas na avenida 1º de março. Na avenida há duas lombadas mas não há sinalização, podendo provocar acidentes.

Fez indicação pedindo que sejam feitas placas de identificação de todas as ruas e dos setores públi­cos de Tapira. A Vereadora comentou que seria muito bom que a cidade fosse mais organizada, sen­do mais fácil para que pessoas de fora possam se localizar no município.

Apresentou indicação solicitando uma operação tapa-buraco na rua Vereador Carlos Magno, pois, de acordo com os moradores, a situação da rua está muito ruim.

Finalmente, realizou uma moção de aplausos ao time de futebol que ganhou o campeonato sub-11 da cidade.

Nivaldo: O Presidente da Câmara usou a tribuna para poder comentar sobre o cartão “Vale Refor­ma”, projeto do Vereador, que foi anunciado pela Prefeita Municipal Maura.

Realizou cobranças, assim como os outros Vereadores, para serem arrumadas as estradas antes que comece novamente o período chuvoso na cidade, e que sejam disponibilizados carros para levar os pacientes necessitados de tratamento fora de domicílio.

“Nós estamos sendo prejudicados nessas coisas”, disse o Vereador, referindo-se às pequenas obras que precisam ser feitas mas não são concluídas, como operação tapa-buracos e melhorias na saúde.

Ao concluir sua fala, o Presidente da Câmara abriu espaço para que o Secretário Municipal de Saú­de, Juan Galhardo, pudesse fazer suas considerações e responder a questionamentos feitos pelos Ve­readores na sessão.

Para conferir a íntegra das discussões, basta acessar o nosso canal do Youtube. As indicações votadas estão disponíveis em nosso site, na aba de atividade parlamentar.

Participe das reuniões! Toda segunda-feira, 19 horas, no plenário do segundo andar.