Vereadores fazem indicações cobrando obras e melhorias para o município

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 10h05, última modificação 03/01/2024 10h05
Foram feitos vários pedidos ao Executivo Municipal
Vereadores fazem indicações cobrando obras e melhorias para o município

Plenário da Câmara

Vereadores na tribuna:

Luiz Carlos (MDB): O Vereador começou sua fala na tribuna apresentando uma moção de pesar pelo fale­cimento do sr. Flaviano Leite Neto ocorrido no dia 29/08.

Também apresentou as seguintes indicações:

Indicação 119: que seja estudada a possibilidade de asfaltar a rua que liga a Praça Nossa Senhora do Rosário e a rua Sebastião Vieira Pontes. Os comerciantes e moradores da região estão preocupados com a poeira gerada pelos carros que passam, e também há a necessidade de colocação das mani­lhas para canalizar a água que passa pelo local, pois quando chove há alagamento. O Vereador cobra agilidade e atenção ao local.

Indicação 118: que seja adquirido um gerador de energia elétrica para o Hospital Municipal de Tapi­ra. No município ocorrem várias quedas de energia, e a aquisição contribuirá para que não falte energia em hora de atendimento de emergência.

Indicação 117: que seja feito o pagamento de adicional de insalubridade às cozinheiras da rede es­colar do município. Em aparte, o Vereador Elizeu, que também assina a indicação, parabeniza o Ve­reador Kaká pela cobrança, dizendo que procurou cobrar, em outro momento, nas secretarias muni­cipais sobre esse direito mas que não recebeu retorno.

Em aparte, o Vereador Nivaldo comentou sobre a situação da saúde no município, e fez cobrança pedindo que sejam trocados os pneus das ambulâncias do hospital, prontificando-se a denunciar pessoalmente caso não seja feita a troca.

Terminando sua participação, o Vereador Kaká pediu novamente que seja colocada a iluminação e rede elétrica em bairros que estão com falta de luz, como o bairro Torga Couto, e pediu para que seja trazida novamente a carreta de tratamento odontológico e oftalmológico, iniciativa do Vereador em 2021.

Em aparte, o Vereador Neylson cobrou que seja disponibilizada pela Prefeitura uma nova diretora escolar para a Escola da Comunidade das Palmeiras.

Elizeu Lourenço (PTB): Elizeu usou a tribuna para poder fazer requerimentos cobrando informações da Prefeitura Municipal, acerca da saúde e educação:

Requerimento solicitando informações ao Executivo a respeito da forma de manutenção dos veícu­los da saúde, visto as várias reclamações dos motoristas.

Requerimento solicitando informações a respeito dos materiais escolares e merendas. Segundo ave­riguações do Vereador, está faltando material escolar.

Finalmente, requerimento solicitando informações a respeito da instalação da rede elétrica nas ruas que foram divulgadas pela Prefeitura anteriormente. Já foi prometido e anunciado pela Prefeitura que as obras seriam feitas, mas até agora elas não foram iniciadas.

Também apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do sr. Agustinho dos Reis Souza, ocorri­do no dia 22 de agosto.

Finalmente, apresentou também um ofício feito à Secretária de Governo do Estado de Minas Gerais, e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, solicitando que seja incluída no seu cronogra­ma de obras as demandas da escola estadual do município de Tapira: construção de cobertura da quadra poliesportiva, reforma das estruturas, como troca de portas, pintura, iluminação, troca de calhas, rede elétrica e hidráulica, e sendo possível, a compra de aquecedores e similares, aja vista as baixas temperaturas registradas no município. Desta forma, o ambiente escolar tornar-se-ia mais agradável, contribuindo para o desempenho escolar.

Elaine Peres (AVANTE): Começou parabenizando a Prefeitura pelo projeto de lei enviado à Câmara de reembolso às famílias que tem pacientes em clínicas de reabilitação. Aproveitou também para pedir que seja feito um projeto para dar acompanhamento psicossocial a esses pacientes após a saída da clínica, para evitar recaídas.

Pediu para que seja feito um trabalho de prevenção ao uso de drogas, com várias atividades que po­dem ser feitas nas escolas.

A Vereadora Elaine parabenizou o Executivo pela aquisição dos novos terrenos, e manifestou preo­cupação com a questão dos cidadãos que estão procurando participar e não sabem quem procurar. Pediu para que o loteamento seja feito dentro dos trâmites normais, para não cometer os mesmos er­ros dos loteamentos anteriores.

Nivaldo Pontes (MDB): O Presidente da casa usou a tribuna para apresentar várias indicações ao Executivo pedin­do que sejam feitas obras na zona rural:

Indicação 116: que seja feito um serviço de patrolamento, abrindo a estrada de acesso ao quiosque do Ferreira. Sem essa obra, não há acesso fácil ao quiosque e pode ocorrer acidente.

Indicação 115: que seja realizada confecção de mata-burros para o município de Tapira. Segundo o Vereador, desde o começo do ano há verba para isso, e não foram feitas as licitações.

Que seja realizada a limpeza e substituição de dois mata-burros localizados na região da Lagoinha.

Que seja realizada abertura de uma curva, colocando manilhas na descida da serra do sr. Imídio, sentido à Fazenda Campo Alegre, de propriedade do sr. Antônio.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19h, no plenário localizado no segundo andar da Câmara, e são abertas a todos. Participe!