Vereadores pedem aumento do vale-alimentação para os servidores públicos municipais

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 09h06, última modificação 03/01/2024 09h06
Na reunião desta segunda-feira, 02/05/22, os Vereadores pediram que fosse feito o reajuste do vale-ali­mentação dos servidores públicos municipais de Tapira. Foram feitos requerimentos e pedidos de melhoria na cidade, assim como uma solução ao problema da falta de iluminação de várias ruas, como as do bairro Torga Couto.

Na ocasião, foi mantido o Veto Total ao Projeto de lei nº 58/2021 que dispõe sobre a criação de Pro­grama Especial de Investimentos em Habitação Popular e Infraestrutura Urbana no âmbito do Mu­nicípio de Tapira-MG. O vereador Elizeu se manifestou contra as razões do veto e afirmou que o veto do executivo é apenas político.

José Jesus Duarte: O Vereador pediu para que sejam asfaltadas as ruas da Comunidade do Alto da Serra. Segundo ele, a população tem reclamado de que há muita poeira e ruas esburacadas na comu­nidade, e pediu aos vereadores que o acompanhassem no pedido.

Samuel Rezende: Ao usar a tribuna, Samuel fez uma indicação pedindo que seja reajustado o valor do vale-alimentação dos servidores públicos municipais de Tapira. Segundo o Parlamentar, o valor é o mesmo desde 2016, e que a administração fez um compromisso de reajuste que não foi feito, e esse está defasado em comparação à inflação e ao valor em outros municípios vizinhos. O pedido foi acompanhado pelos Vereadores Elaine, Neylson, Nivaldo e Admilson.

Após discussão, os Vereadores concordaram que servidores que ganham salário-mínimo não terem sido contemplados pelo aumento dado pela Prefeitura e aprovado pela Câmara foi injusto, e planejam alterar essa situação.

Luiz Carlos Lira Júnior: O Vereador usou a tribuna para pedir que seja arrumada a calçada da avenida 1º de maio, em frente ao Bar do Reginaldo. Segundo Luiz Carlos, as calçadas do local estão correndo risco de desabar, podendo causar acidentes, já que não há iluminação no local. Também pediu que fosse reajustado o valor dos vencimentos dos agentes de saúde da Tapira. Reforçou pedi­dos anteriores para que seja disponibilizado um dentista no município, já que a demanda está alta e não há um profissional na cidade.

Elizeu Daniel Lourenço: Ao usar a tribuna, o Parlamentar reforçou a cobrança de um requerimento passado de informações referentes ao FUNDEB que, segundo ele, já está há muito tempo sem res­posta.

O Vereador criticou o fato de que muitas ruas na cidade estarem sem iluminação pública ou sem ener­gia elétrica. A Prefeitura recentemente lançou uma iniciativa visando a iniciação de determinadas obras que já foram cobradas anteriormente, e os Vereadores pediram que fosse dada prioridade na solução da falta de luz na cidade.

Elizeu pediu também que fosse enviada uma resposta sobre uma emenda parlamentar enviada pelo Senador Anastasia em 2019, que não foi usada, e acabou sendo devolvida aos cofres da União.

Nivaldo Borges Pontes: O Presidente da casa realizou uma moção de aplausos à iniciativa da Pre­feitura em realizar um mutirão de limpeza para o combate a dengue na cidade, na semana passada. Foram disponibilizados servidores da Prefeitura e da Câmara de Tapira para percorrerem a cidade combatendo focos de dengue. Ao final do dia, foi disponibilizado um lanche, no pátio da Câmara, para todos os que participaram. Os Vereadores Elizeu, Elaine e Luiz Carlos parabenizaram a moção. Nivaldo também pediu que fosse feito um requerimento para que a Prefeitura faça o acerto dos res­tos a pagar da gestão passada.

As reuniões acontecem toda segunda-feira, 19 horas e são abertas ao público, e é importante a parti­cipação de todos para construir a cidadania. A íntegra das discussões pode ser conferida no nosso canal do Youtube.