Vereadores pedem extensão da rede de iluminação pública da cidade

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 10h16, última modificação 03/01/2024 10h16
Na reunião desta segunda-feira, 10 de outubro de 2022, os Vereadores fizeram novas cobranças ao Executivo, principalmente sobre a falta de iluminação pública em algumas ruas da cidade.
Vereadores pedem extensão da rede de iluminação pública da cidade

Extensão da rede elétrica

José Duarte “Índio” (AVANTE): O Vereador usou a tribuna para poder requisitar ao Executivo a extensão da rede de energia elétrica na avenida 1º de Março, nas imediações do Parque de Exposição, e também nas ruas Dra. Eunice e João Paulino. Os Parlamentares Luiz Carlos, Alexandre e Elizeu parabenizaram José Duarte pela indicação e pediram para assinarem juntos e reforçarem o pedido.

Alexandre: Ao usar a tribuna, o Parlamentar perguntou aos demais Vereadores se eles têm algum posicionamento a respeito do funcionamento do programa Pró-leite, programa municipal de repasses e assistência aos produtores rurais do município. Em seu discurso, Alexandre menciona que o programa está parado, “caindo no esquecimento”. Em apartes, Nivaldo e Elizeu o parabenizaram pela cobrança, e Elizeu menciona que os produtores rurais de Tapira estão reclamando da falta de resposta da Prefeitura Municipal a respeito dos repasses que deveriam ter sido feitos. Segundo eles, os períodos críticos de plantio e trabalho estão passando sem que o Executivo faça sua parte.

Luiz Carlos (MDB): O Vereador fez indicação pedindo que seja estudada a possibilidade de realizar extensão de rede elétrica nos ranchos próximos ao Rio das Velhas, nas mediações da Ponte dos Pinheiros, além de disponibilizar caçamba para coletar entulho no local.

Comentou, também, a respeito da Rua Abílio José Barcelos sem energia elétrica, e pediu mais agilidade ao Executivo na solução da falta de luz elétrica em diversas ruas da cidade.

Cobrou também limpeza do Rio Capivara, que está com água amarela, suja. Cobra atitude de empresas como a Mosaic Fertilizantes para que forneça ajuda nesse sentido. Finalmente, cobrou também que sejam disponibilizados os mata-burros que seriam adquiridos através de emenda parlamentar.

Elizeu Lourenço (PTB): O Parlamentar comentou sobre a situação das estradas na cidade. Devido às chuvas recentes, as kombis não conseguiram chegar em algumas casas para buscar os alunos. “Quero cobrar o Executivo, até onde seja possível, atenção para os pontos críticos antes que a situação fique pior”, comentou. Em aparte, o Vereador Nivaldo disse que, devido aos trâmites legais, as obras demorariam, mas que, como paliativo, poderia ser jogado cascalho nos pontos mais críticos. Pediu também iluminação na rua Maria José de Souza, atrás do Almoxarifado.

Elizeu também apresentou a Resolução 02/2022 que Dispõe sobre a constituição de Comissão Especial para fiscalizar a execução do Contrato de Concessão de Serviços Públicos de Abastecimento de Água, celebrado entre o Município de Tapira/MG e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA. A resolução cria uma comissão temporária que fiscalizará o andamento dos serviços de saneamento básico na cidade, uma forma de cobrar maior agilidade para que todo o município tenha acesso ao serviço.

Elaine Peres (AVANTE): A Parlamentar usou a tribuna para poder cobrar o Executivo que retome e dê andamento a alguns programas sociais que foram lançados recentemente, como o Pró-leite, citado pelos outros Vereadores, e o programa Morar bem, em que o Executivo destina verbas para doação de material para construção, reforma e ampliação de casas para as famílias devidamente cadastradas e que possam comprovar receber até o limite da renda necessária.

Em aparte, os Vereadores Nivaldo e Elizeu fizeram cobrança para que o projeto Morar Bem seja devidamente executado, pois foi anunciado à população e não houve andamento.

Finalmente, Elaine apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do sr. João Batista Leme.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, e são abertas ao público. Participe! Sua presença é importante para a construção de uma cidade melhor.

Foto: Prefeitura Municipal de Tapira