Vereadores pedem união para solução dos problemas das obras na cidade
Projeto de lei 24/2022: dispõe sobre a ratificação do protocolo de intenções do CIMPLA, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá;
Projeto de lei 25/2022: dispõe sobre o reconhecimento da modalidade cutiano como patrimônio histórico cultural do município e estabelece normas para realização dos rodeios. O projeto de iniciativa dos vereadores Nivaldo Borges Pontes e Luiz Carlos Lira Júnior, visa reconhecer os rodeios e preservar a tradição local.
Vereadores na tribuna:
José Duarte “Índio” (AVANTE): O Vereador usou a tribuna para poder fazer uma indicação pedindo a revisão da área não edificável ao longo das faixas de domínio das rodovias municipais, pois de acordo com o Vereador, a lei municipal reduziu para 5 metros de cada lado da rodovia, porém está sendo aplicado o limite anterior de 15 metros, o que diminuiria o terreno disponível para a construção da igreja. Outros vereadores como Kaká e o Presidente Nivaldo assinaram e deram apoio à indicação do Vereador.
Neylson Borges (AVANTE): Ao usar a tribuna na reunião, o Vereador comentou sobre o poço artesiano que não foi construído no Residencial Vitória, e de acordo com ele, é por questões políticas. “Eu acho que não é hora de fazer política. Vamos resolver o problema daquelas pessoas”, disse. A água que está sendo distribuída aos moradores, de acordo com o Parlamentar, não está em condições de uso. O Residencial Vitória enfrenta vários problemas, entre eles a falta de abastecimento de água, há, pelo menos, uma década.
“É uma vergonha para nós Vereadores, para a Prefeita e seu Secretariado”, disse Neylson, que pede a resolução do problema do Residencial com ou sem o apoio de outros órgãos como o Ministério Público e Caixa Econômica Federal.
Em apartes, os outros Parlamentares ofereceram apoio à reivindicação de Neylson.
Como uma solução, o Vereador sugeriu que todos os Vereadores se juntassem para construir um poço artesiano que fornecesse água potável para o Residencial Vitória, e pediu união tanto da classe política quanto dos moradores para a criação de uma Associação de Moradores e para a entrega do Residencial em condições de habitação.
Alexandre Reis (DEM): Após subir à tribuna, o Vereador fez uma indicação pedindo que seja colocado um quebra-molas em frente a casa do Sr. José Natal, no Assentamento Nova Bom Jardim. Como justificativa, o grande fluxo de carros em frente a residência dele gera muita poeira, e o quebra-molas reduziria bem a velocidade com que esses carros passam por lá.
Também pediu para que seja feita uma passagem elevada em frente a Escola Alvina Alves Resende para proteção das crianças no horário de entrada e saída das aulas, devido à velocidade com que os carros passam no local. Em aparte, o Vereador Samuel comentou que o Secretário de Segurança Municipal fará uma ação na frente da Escola, e a Prefeita confirmou que já está sendo feito o orçamento para a construção da passagem.
Luiz Carlos “Kaká” (MDB): O Vereador fez indicações pedindo que seja reajustado o valor das horas/máquina pagas aos motoristas da Prefeitura Municipal. O valor pago é de R$ 5, sem correção há 12 anos, ou seja, o valor está defasado e os motoristas precisam receber melhor.
Em outra indicação, pediu que seja colocada iluminação na Rua Sebastião Vieira Pontes. A referida rua é muito escura, e quando os estudantes chegam da faculdade, ficam sem segurança.
Finalmente, Kaká pediu que seja adquirido um caminhão de coleta de lixo para o município de Tapira. Somente um caminhão não está atendendo a demanda do município.
Elizeu Lourenço (PTB): O Vereador usou a tribuna para poder fazer cobranças sobre a questão do Residencial Vitória. Elizeu comentou que chegou a pleitear uma ação civil pública no Ministério Público Federal em 2015, a favor dos mutuários, mas que a Caixa Econômica Federal usou de todas as formas para poder recorrer e adiar a decisão.
Aproveitou para reforçar a cobrança da falta de iluminação pública na cidade em vários bairros da cidade, feita pela população. “Quero pedir ao Executivo para agilizar essas obras”, disse. Em aparte, o Vereador Neylson respondeu que a licitação para execução das obras já foi realizada, e que depende apenas de detalhes burocráticos para que a iluminação pública comece a ser feita.
Elaine Peres (AVANTE): A Vereadora apresentou uma indicação pedindo ao Executivo que seja concedido reajuste salarial às Conselheiras Tutelares do município. “Infelizmente, comparando com municípios vizinhos, elas estão recebendo um valor muito menor”, justifica Elaine. O valor recebido é um fator que tira a motivação para que as profissionais possam realizar um melhor trabalho para as crianças do município.
Nivaldo (MDB): Ao usar a tribuna, o Presidente da Câmara apresentou uma moção de aplausos ao Sr. Lauro Fontes, Presidente da AEF, Associação dos Empregados da Fosfértil, responsável pela construção do Clube CETAP, em Tapira – MG. A cidade conta com um clube com várias opções de lazer graças ao trabalho de Lauro. Nivaldo lembra como ele ajudou na construção junto com Lauro, agradecendo a construção, dizendo que foi a melhor coisa a acontecer à cidade.
Também fez uma moção de aplausos ao Sr. Dirceu Pedrosa, gerente administrativo da antiga Fosfértil e grande colaborador em Tapira.
Finalmente, fez uma indicação para que seja construída uma pista de skate e uma pista de caminhada e ciclismo na cidade. Nivaldo comenta que vem cobrando essa construção desde 2009, mas que acredita que a construção vai ser realizada em breve.
As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, no Plenário da Câmara, e são abertas ao público. Siga nossas redes sociais e nosso canal do Youtube para conferir a íntegra das discussões.