Vereadores voltam a cobrar melhorias na pasta da saúde

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 10h10, última modificação 03/01/2024 10h10
Na reunião do dia 12 de setembro, os Vereadores fizeram várias cobranças na pasta de saúde do município, principalmente na qualidade do transporte oferecido aos pacientes que fazem tratamento fora de domicílio, em cidades como Uberaba e Barretos. Foram também tratados assuntos como acesso à internet na zona rural, e pedidos para construção de rede de tratamento de esgoto.

Elaine Peres (AVANTE): A Vereadora usou a tribuna para poder fazer uma indicação ao Executivo, pedindo para que seja estudada a possibilidade de colocar sinal de internet na sede da Associação ARUCA. No local ocorrem campeonatos de futebol, truco, eventos religiosos, e o fluxo de pessoas tem aumentado consideravelmente, e se torna necessário ter internet para melhor atender a demanda de pessoas que frequentam o local.

Pediu também para que o Executivo providencie o projeto de construção da rede de tratamento de esgoto, pois vários moradores da cidade têm relatado mau cheiro vindo das fossas sépticas e cursos d’água na cidade.

Luiz Carlos (MDB): Ao usar a tribuna, o Vereador fez várias indicações, pedindo que seja estudada uma forma de auxílio para os estudantes de medicina Tapirenses atualmente cursando em Universidades Federais. Pediu, também, que seja feito um parquinho infantil para os alunos da Escola Municipal Alvina Alves de Resende. Finalmente, fez uma indicação pedindo um novo veículo para atender as necessidades do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. Segundo o Vereador, as Assistentes Sociais precisam de transporte para poderem realizar as visitas, principalmente na zona rural.

O Vereador aproveitou a tribuna para poder parabenizar o Secretário de Saúde, Juan Galhardo, por ter atendido algumas das demandas de melhorias no transporte de saúde, as quais foram cobradas na reunião passada, como a limpeza do carro de tratamento fora de domicílio e aquisição de um novo veículo com 7 lugares.

Em aparte, o Vereador Admilson cobrou o Secretário de Saúde Juan Galhardo, pedindo para que haja maior atenção aos serviços prestados à população, principalmente na questão do transporte. Segundo o Vereador, a pasta está deixando a desejar. “Eu não tenho que enaltecer, é trabalho deles”, referindo-se às melhorias anunciadas pelo Secretário na saúde. Disse, também, que não tem intenção de denegrir a imagem dos Secretários, mas sim cobrar, “Eu apenas quero as coisas certas”.

Em réplica, o Vereador Kaká afirma que ele é um Vereador atuante, parabenizou o Vereador Admilson pelas cobranças, por este estar mais presente na área de saúde, e esclareceu que seus elogios dizem respeito à atuação dos Vereadores da casa em sempre estarem de olho na execução dos serviços pela Prefeitura.

Apresentou, também, uma moção de aplausos à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente aos diretores escolares, pelas homenagens e apresentações no desfile do dia 7 de setembro.

Finalmente, Kaká cobrou que seja retirado um eucalipto que está obstruindo a rede elétrica, podendo ocasionar danos aos moradores do local caso venha a cair sobre a fiação. Em aparte, o Vereador Admilson sugeriu que seja feito um ofício em nome de todos os Vereadores para a CEMIG, cobrando providências em relação à retirada da árvore do local.

Nivaldo Borges (MDB): O Presidente apresentou uma moção de aplausos ao sr. João Bosco Ferreira e à sra. Aldeneide Ferreira, pela organização da 7ª cavalgada da lua, ocorrida no município de Tapira – MG.

Elizeu Lourenço (PTB): Que sejam tomadas providências quanto à limpeza da fossa séptica localizada próximo à rua Raimundo Venâncio de Souza, a qual está com cheiro forte.

A íntegra das discussões pode ser conferida em nosso canal do Youtube, cujo link está disponível na página inicial. As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19h, e são abertas ao público. Sua participação é importante para que possamos construir uma Tapira melhor.