Vereadores voltam a cobrar melhorias na saúde
Tribuna:
Samuel Rezende (PTB): O Vereador Samuel Rezende usou a tribuna para fazer uma indicação pedindo que seja estudada a possibilidade de pagamento de adicional de insalubridade aos funcionários da limpeza e monitores da Creche Municipal Marília Assunção Fernandes. Como justificativa, ele diz que o pessoal da limpeza mexe com produtos químicos, e os monitores estão expostos no dia a dia devido ao trato com muitas pessoas ao mesmo tempo.
Finalmente, o Vereador faz uma moção de aplausos reconhecendo o bom trabalho realizado pelos garis do município, moção que foi também seguida pelos Vereadores Luiz Carlos, Elizeu e Nivaldo.
Luiz Carlos (MDB): O Vereador foi o segundo a usar a tribuna, e fez algumas indicações pedindo melhorias na cidade.
Na indicação 82/2022, pede que seja colocada manilha no ponto crítico da estrada na Serra do Sr. Imídio com o Sr. Cristino para alargamento da estrada. Segundo o Vereador, a obra que está sendo feita é paliativa, mas que precisa ser feita a manilha para que a passagem possa ser feita com mais segurança.
Já na indicação 83/2022, o Parlamentar pede que sejam adquiridos equipamentos novos para a cozinha do Almoxarifado Municipal da cidade. Segundo ele, não há fogão ou geladeira adequados para os servidores poderem fazer lanches, tampouco atender a população que utiliza o espaço.
Fez também uma moção de aplausos à proprietária da lanchonete Café da Roça, em Araxá, Adriana Galhardo, que ganhou o prêmio de Melhor Pão de Queijo de Araxá, no festival Sabores e Saberes, realizado nos dias 11 a 15 de maio no Barreiro. O festival foi feito em conjunto com o Fliaraxá e contou com a presença de vários chefes de cozinha da cidade e de outros municípios.
Concluindo sua participação na tribuna, Luiz Carlos fez a indicação 84/2022 pedindo que sejam realizados o asfaltamento e a rede de esgoto da Avenida Clóvis José Barcelos.
Elizeu Daniel Lourenço (PTB): O Vereador relatou na tribuna do plenário que esteve recentemente na Secretaria de Saúde com o Secretário Municipal, Juan Galhardo, para tratar sobre reclamações feitas pela população sobre o atendimento no Hospital Municipal. Segundo Elizeu, a população tem reclamado de que não foi feito o teste em algumas pessoas que procuraram o local, e que elas alegam terem ido a Araxá e testado positivo ao realizar o teste nas unidades de saúde da cidade. Ele relata que o Secretário de Saúde explicou que há alguns problemas de logística que precisam ser reajustados, tanto na questão dos medicamentos quanto dos testes, e ele mostrou o andamento da reforma do Hospital, com novas alas para abrir especialidades e exames clínicos e laboratoriais.
Elizeu alega que a população tem feito muitas cobranças, mas que é preciso também que elas cheguem ao conhecimento dos Vereadores para que as providências possam ser tomadas. “A gente tem conversado para tratar as coisas da melhor forma possível, para que a população tenha um atendimento na saúde, seja através de medicamentos, testes ou atendimentos”.
O Vereador diz que sempre elogiou a dedicação dos profissionais de saúde, porém essas reclamações a respeito dos testes de covid e outros têm acontecido com maior frequência. “É um ponto de atenção, não uma crítica destrutiva”, conclui.
Indicações:
Elizeu, na tribuna, fez uma indicação pedindo que seja estudada a possibilidade de pagamento de adicional de auxiliares de serviços gerais que trabalham com produtos de limpeza em todos os setores da Prefeitura Municipal.
Pede, também, para que seja desenvolvido em Tapira o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, para que a questão dos pagamentos de insalubridade possam ser melhor definidos.
O Vereador aproveitou para pedir que sejam feitas melhorias na estrada de acesso à Comunidade das Palmeiras.
Requerimentos:
Elizeu, no seu tempo adicional, fez uma indicação pedindo que seja feita uma subvenção à ATAC, Associação Tapirense de Corredores e Ciclistas, para a realização da BDR, uma corrida famosa em outros municípios, que ajudaria no turismo na cidade.
Finalmente, o Parlamentar fez um requerimento pedindo que o município implemente a Emenda Constitucional 120/22 para que cumpra o pagamento do valor de R$ 2.424,00 como vencimento base de todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, assim como o Perfil Profissiográfico Previdenciário para que eles tenham assegurados o direito de contagem de tempo especial como atividade insalubre junto à Previdência Social.
Elaine Peres (AVANTE): A Vereadora começou com uma moção de pesar à família do Sr. Fabrício Leandro da Silva, dia 14/05, também assinada pelo Presidente da Câmara, Nivaldo.
Fez também uma indicação pedindo para seja feita a contratação de um profissional odontopediátrico para atender a cidade de Tapira. “Muitas crianças estão necessitando de tratamento, porém sem condições financeiras de custear um tratamento particular”, diz Elaine. Segundo a Vereadora, o tratamento odontológico já está disponível, porém só está sendo realizada a extração de dentes. “Acho que precisamos dar a possibilidade de ampliar os atendimentos para melhor atender a população”, conclui.
Na tribuna, Elaine pediu que seja elaborado um plano de orientação e prevenção de saúde bucal nas escolas, bem como a possibilidade de retornarem as ações de escovação.
A Vereadora também fez uma moção de aplausos a todos os diretores escolares pelas homenagens realizadas no Dia das Mães. “As mães foram muito homenageadas […] fiquei encantada com a iniciativa e o trabalho da Creche Municipal que levou as crianças aos locais de trabalho das mães”. Na ocasião, um carro da Prefeitura chamou as mães em seus locais de trabalhos, com os filhos esperando para tirar foto e entregar uma cesta de presentes. Várias servidoras da Câmara Municipal foram também homenageadas nesse dia.
Finalmente, fez uma moção de aplausos à Guarda Municipal, recém implantada na cidade, pela sua dedicação e treinamento. “Acredito que vai sim trazer resultados para a população”, conclui.
Nivaldo (MDB): O Presidente da Câmara usou a tribuna para fazer requerimento pedindo que seja feita manutenção na rede de esgoto que passa debaixo do estacionamento da Câmara Municipal de Tapira. Segundo Nivaldo, a instalação é muito antiga e mal feita, e precisa ser feita em “caráter de urgência”.
Fez também uma indicação pedindo que seja uma terraplanagem para construção de uma garagem na fazenda do Sr. Gilmar do Carmo, próximo à fazenda do Sr. Jorge do Terto.
Nivaldo pede a seguir para que o Secretário de Obras “preste atenção nas coisas”, pois a operação Tapa-Buraco, segundo o Presidente, deixou a situação pior. “O que é melhor? O laboratório? O Raio-X? A ligação de água e luz?” Há prioridades, segundo Nivaldo, e “a população não está se agradando do trabalho prestado pelas Secretarias”.
De acordo com Nivaldo, “o salário dos kombeiros não aumenta há anos”, referindo-se a cobranças anteriores já feitas na Câmara para reajuste salarial da classe, e segundo o Vereador, não adianta bater na mesma tecla se não há respostas da Prefeitura sobre isso, com várias indicações sendo refeitas semanalmente. Ele conclui dizendo que “é uma vergonha não ter exames laboratoriais e de raio-X em uma cidade como a Tapira”.
Confira a íntegra das discussões em nosso canal do Youtube. As reuniões acontecem toda segunda-feira, 19 horas, e são abertas ao público.