14ª Reunião ordinária – Confira os destaques

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 10h43, última modificação 03/01/2024 10h43
Foi feita a leitura dos projetos 29/2023 e 30/2023, os quais foram encaminhados à Comissão de Justiça, Finanças e Direitos Humanos.

José Jesus Duarte: Primeiro vereador a usar a tribuna, pediu para que seja feita a mudança de um poste localizado na rua Jovino Gomes de Menezes, pois, segundo o morador do local, ele atrapalha a entrada na garagem.

Em outra indicação, José Duarte pediu para que seja colocada uma placa na divisa do município de Tapira com Araxá, para serem delimitados os municípios de maneira apropriada, identificando até onde deve ser feito o serviço de patrolamento das estradas vicinais.

Nivaldo Pontes: O Vereador iniciou seu uso da tribuna apresentando uma moção de pesar pelo falecimento do sr. Antônio Correia de Lacerda, ocorrido no dia 21 de maio de 2023.

A seguir, fez várias indicações pedindo a realização de uma operação tapa-buracos na cidade, a volta da carreta que realiza atendimento oftalmológico para a população, colocação de iluminação pública na rua que liga a praça Nossa Senhora do Rosário à rua Sebastião Vieira Gomes, com manutenção da iluminação pública desta, e poda de árvore que está encostando nos fios de eletricidade.

Luiz Carlos Lira Júnior: Ao usar a tribuna, o Vereador pediu que seja colocado um poste de iluminação pública na travessa da Cristóvão de Castro, que liga a rua Cristino Ribeiro de Rezende à rua Gustavo Augusto de Carvalho, passando pela lateral do posto de saúde. O local possui fiação solta, e é mal iluminada à noite.
Em aparte, o Vereador Kléber sugeriu que um engenheiro responsável verifique a estrutura do poste localizado na travessa, o qual está tombado e pode cair em cima da clínica de fisioterapia.

Também pediu para que sejam instaladas lâmpadas de led na Comunidade do Alto da Serra, zona rural de Tapira. E finalmente, para que seja estudada a possibilidade de furar um poço artesiano nos ranchos localizados no Rio dos Pinheiros, Comunidade do Rio Araguari.

Elaine Peres: A Presidente da Câmara também apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do sr. Antônio Correia de Lacerda.

Ordem do dia:

O Projeto de lei 29/2023 altera a lei nº 1.419/2021, que cria a gratificação por hora trabalhada ao servidor público que executar os serviços previstos na lei nº 1.419 de 26 de fevereiro de 2021.

Já o Projeto de lei 30/2023 altera a lei municipal nº 1.061 de 17 de junho de 2013 e dá outras providências.

A Presidente pediu o parecer da Comissão de Justiça, Finanças e Direitos Humanos sobre o Projeto de lei 28/2023, o qual Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A e dá outras providências. O Vereador Nivaldo, como relator da Comissão, pediu vistas ao projeto, pois quer que ele seja votado com a presença de todos os vereadores da casa, e requer a inclusão de emenda ao projeto, contendo prazo de pagamento de amortização do empréstimo solicitado.

O Vereador Neylson pediu que fosse cumprido o prazo regimental para emissão de parecer da comissão de Justiça, Finanças e Direitos Humanos sobre os projetos citados.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, às 19 horas, e são abertas ao público. Participe da política de sua cidade.