Moradores do bairro Brisa da Mata fazem uso da tribuna para pedir providências sobre a falta de água na cidade

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 13h43, última modificação 03/01/2024 13h43
No dia 28 de novembro, a Câmara recebeu a população para o uso da tribuna, ocasião em que eles externaram suas preocupações sobre a falta de água no município.

Esteve presente na Câmara a Secretária Municipal de Comunicação, Emanuelle Carvalho, representando os moradores dos bairros, a qual fez o uso da tribuna para explicar o que aconteceu no bairro onde mora e pedir dos vereadores apoio para que se possa chegar a uma resolução do problema.

Conforme foi noticiado na TV Integração, no dia 17 de novembro, bairros como Brisa da Mata e Bela Vista ficaram sem fornecimento de água por mais de 3 dias seguidos. São mais de 60 famílias, com idosos, crianças, todos sem poder realizar suas necessidades básicas, tendo de recorrer à ajuda de terceiros em outros bairros. Moradores do local tentaram contato com a Copasa sem sucesso, e, segundo relatos apresentados na tribuna, apenas após a cobertura televisiva eles conseguiram o retorno do abastecimento.

A Copasa justificou que o problema tem ocorrido devido aos constantes picos de energia que tem acontecido na cidade. Foi adquirido um gerador para cobrir o funcionamento das bombas d’água, mas segundo o relato da Secretária, ele não está sendo usado.

Emanuelle propôs que a Câmara Municipal abra uma CPI para investigar o problema de falta de água e energia na cidade, e relatou que vários municípios mineiros realizaram a quebra de contrato com a Copasa devido às constantes interrupções, adotando o modelo de saneamento básico próprio municipal.

O Procurador Municipal, Elizeu Daniel Lourenço, também usou a tribuna para poder esclarecer o papel do município nessa questão. De acordo com Elizeu, o município entrou com ação judicial contra a Copasa, pedindo multa diária caso a estatal não cumprisse com suas obrigações, mas a empresa recorreu, e eles estão esperando a manifestação do juiz para dar prosseguimento à causa.