Vereadores aprovam repasse aos Enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem municipais

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 13h29, última modificação 03/01/2024 13h29
Projeto de lei complementar 05/2023: Autoriza o poder executivo a repassar aos servidores públicos municipais ativos ocupantes dos cargos de enfermeiro, técnico em enfermagem e auxiliar em enfermagem, relativo à complementação em atendimento no disposto na lei federal nº 14.434/2022, e dá outras providências.

Tribuna:

Nivaldo:

O vereador usou a tribuna para cobrar o Executivo, através da Secretaria de Saúde, para que seja disponibilizado um veículo para atender, exclusivamente, as demandas do setor de fisioterapia. Muitos Tapirenses fazem tratamento de fisioterapia, mas há apenas um carro para atender toda a demanda do ESF, e alguns pacientes que moram longe e não têm condições de se deslocar, acabam não sendo atendidos.

Em outra indicação, Nivaldo pede para que seja estudada a possibilidade de ajuda de custo para as pessoas no município que fazem faculdade no Uniaraxá e demais instituições no sistema EAD. A proposta visa incluir os que estudam remotamente em uma eventual ajuda fornecida pela Prefeitura.

Na indicação nº 146, na zona rural, é pedido para que sejam arrumados pranchões para a ponte localizada na divisa da fazenda do sr. Miguel Ivair Júnior da Comunidade das Palmeiras.

Já na indicação de nº 147, Nivaldo reforça uma cobrança que vem sendo feita desde o começo do mandato, que é o funcionamento do aparelho de Raio-X no hospital municipal. Em 2021, foi dado início às obras para reforma e modernização do Hospital, com a aquisição de um novo aparelho de radiografia. No entanto, mesmo que as obras tenham sido concluídas, ainda falta ativar o dispositivo. Em aparte, o vereador Kléber explicou que, provavelmente, o aparelho não esteja funcionando devido às fortes chuvas que ocorreram recentemente na cidade, e que é necessário fazer o aterramento do hospital para resistir a tempestade, e realizar a aquisição de um gerador para não interromper exames e outros procedimentos devido aos frequentes cortes de energia em Tapira.

Nivaldo aproveitou para reforçar que a cobrança é antiga, mas diz que seu intuito é o de ajudar. “Tem gente que se incomoda com as minhas sugestões”, diz Nivaldo, esclarecendo não ter nada contra a administração, a não ser esses detalhes que fazem parte de suas cobranças como vereador.

Luiz Carlos:

Moção de aplausos ao sr. Gustavo Raphael dos Santos e família pelo 4º Festival de leilão beneficente de Tapira, em prol do Hospital do Câncer de Barretos, pela solidariedade em ajudar as pessoas a terem acesso ao tratamento oncológico de que precisam. A Presidente da Casa, Elaine, assina junto a moção.

Em aparte, o vereador Admilson sugeriu que a Prefeitura compre uma casa em Barretos para servir de casa de apoio para os pacientes. Atualmente, o município aluga um imóvel próximo ao Hospital do Câncer para atender as pessoas que precisam fazer tratamento, fornecendo hospedagem e alimentação.

Apresentou também uma indicação pedindo ao Executivo para que retorne o pagamento do cartão Viver Bem e do Vale-alimentação do município. “Foi um programa que deu certo, e o comércio sentiu falta do dinheiro”, diz. Segundo Luiz Carlos, o Executivo pode retornar o pagamento cortando em outras áreas, sem abrir mão do benefício. Ainda sobre o cartão, Luiz Carlos pediu o retorno do abono natalino para fazer a ceia de natal.

Finalmente, ele cobrou a aplicação de recursos no turismo, na acessibilidade às cachoeiras, e agilidade no trabalho das estradas, relembrando a situação do trevo que dá acesso à Comunidade do Alto da Serra. Já existe a verba, destinada pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, mas a obra não pode ser feita porque não há projeto. Devido à localização da entrada do trevo ser entre os municípios de Araxá e Tapira, é necessária cooperação entre as duas Prefeituras para que a obra aconteça.

Ordem do dia:

Projeto de lei 57/2023: Reformula o programa municipal de acolhimento provisório de crianças e adolescentes, denominado Famílias Acolhedoras, e dá outras providências. Aprovado por 7 x 0.

Projeto de lei 58/2023: Dispõe sobre a alteração do artigo 13, bem como anexos I, II, III e IV, da lei nº 1.229/2017, a qual versa sobre a organização administrativa e plano de cargos, comissão e vencimentos da Câmara Municipal de Tapira. Não foi votado.

Projeto de lei complementar 05/2023: Autoriza o poder executivo a repassar aos servidores públicos municipais ativos ocupantes dos cargos de enfermeiro, técnico em enfermagem e auxiliar em enfermagem, relativo à complementação em atendimento no disposto na lei federal nº 14.434/2022, e dá outras providências. Aprovado por 7 x 0.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, e são abertas ao público. Participe da política de sua cidade.