Vereadores aprovam repasse para encontro de carros de boi em Tapira

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 13h24, última modificação 03/01/2024 13h24
Na reunião desta segunda-feira, 02 de outubro, os vereadores fizeram as seguintes cobranças para o Executivo: fizeram cobranças à CEMIG e Copasa pelas frequentes interrupções no serviço prestado pelas empresas na cidade; pediram a limpeza das calhas do córrego que passa dentro da cidade para evitar transbordamento no período de chuvas; pediram ventiladores para o CETAP, construção dos vestiários da ARUCA, nova destinação para o prédio do antigo laticínio, e um projeto de arborização da cidade.

Nivaldo Borges Pontes:

O vereador começou sua participação falando sobre a falta de energia elétrica na fazenda do sr. Diego Rosa Alessandro, na região das Palmeiras, assim como em várias outras propriedades ao redor, há mais de dois dias. De acordo com o vereador, o produtor rural está perdendo produtos e insumos devido à falta de energia. Em resposta, a Cemig informou que o cliente foi atendido, e orientado sobre quais medidas deveriam ser tomadas para solucionar a falta de energia em sua propriedade.

Em aparte, a Presidente da casa, Elaine Peres, comentou que também já fez visitas às propriedades, e constatou problemas no município. Reclamou da burocracia para poder obter ressarcimento da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa, e que a população tem reclamado da qualida­de do serviço prestado.

Sobre o cartão Viver-bem, o vereador comentou sobre a atitude da Prefeitura Municipal de cortar o benefício da população devido à queda nos repasses federais e perguntou se não haveria outra solução para manter o cartão, já que várias pessoas precisam do benefício para fechar as contas no fim do mês. O vereador Admilson, por sua vez, pediu aparte e sugeriu corte de despesas na Prefeitura Municipal para a manutenção do benefício. Ao finalizar sua fala, Nivaldo parabenizou a Prefeita Maura por não ter demitido nenhum servidor da Prefeitura mesmo com a menor arrecadação.

Kléber Domingos de Melo:

O vereador usou a tribuna para pedir a limpeza da calha do córrego que passa pela cidade. Caso não seja feita a limpeza e a remoção de uma árvore tombada no local, poderia ocorrer alagamento nessa época de chuvas. Devido às recentes chuvas em Araxá que provocaram diversos alagamentos na cidade, especialmente em regiões mais baixas e próximas dos rios canalizados, o vereador cobra da Prefeitura que se antecipe e resolva a situação.

Luiz Carlos Lira Júnior:

Luiz Carlos usou a tribuna para reforçar cobranças que havia feito anteriormente, como a aquisição de ventiladores para instalação na academia do clube CETAP, a construção dos vestiários da ARUCA, a possibilidade do município adquirir o terreno onde se localiza o antigo laticínio, e que seja realizada a arborização na cidade.

Elaine Peres:

A Presidente da Câmara enviou ofício de solicitação de informações à Copasa sobre as constantes interrupções no fornecimento de água à população. Muitas pessoas não possuem condições de custear uma caixa d’água e ficam sem condições de nem mesmo tomar um medicamento ou tomar banho. A Presidente sugeriu melhorias no fornecimento na cidade para solucionar o problema. Em aparte, o vereador Admilson sugeriu a municipalização do serviço de saneamento básico.

Ordem do dia:

Foi aprovado o projeto de lei 55/2023, que autoriza o município de Tapira a fazer o repasse de ajuda de custo para os proprietários de carros de bois que participarem do evento anual “Encontro de carreiros do município de Tapira” e dá outras providências. De acordo com o projeto, a Prefeitura fará um repasse de fomento de até R$ 500 a cada proprietário de carro de boi que participar do evento anual. Somente serão beneficiados os proprietários que:

1. tiverem cadastro na Secretaria Municipal de Educação e Cultura;
  2. tiverem a presença certificada no evento;
  3. tenham veículo inventariado na referida Secretaria.

Também fica autorizada a compra de camisetas que serão doadas aos carreiros que participarem do evento.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, e são abertas ao público. Participe da política de sua cidade.