Vereadores cobram do Executivo obras e reparos na cidade

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 13h20, última modificação 03/01/2024 13h20
Cobrança da Copasa para reparo de vazamento de água na Rua Gustavo Augusto de Carvalho; Pedido para aquisição de mata-burros para atender aos produtores rurais; Cobrança para a construção do campo de futebol com alambrado na Comunidade do Alto da Serra; Pedido para celebração de acordo entre Araxá e Tapira para a construção do trevo, para o qual já há verba, com pedido para que a Mosaic Fertilizantes custeie o projeto do trevo; Projeto de lei 49/2023, que autoriza o município a celebrar acordo com a Vecol referente a restos a pagar da gestão passada.

Kléber Domingos de Melo:

O vereador fez o uso da tribuna para poder fazer um requerimento à Copasa solicitando o reparo de um vazamento de água na Rua Gustavo Augusto de Carvalho, nº 133. De acordo com Kléber, há um vazamento bem em frente a casa, e pediu brevidade para verificação e reparo, visto que o vazamen­to já acontece há um tempo.

Luiz Carlos:

Ao usar a tribuna, Luiz Carlos fez indicação pedindo a aquisição de mais mata-burros para atender as demandas do município. De acordo com o vereador, os 30 mata-burros adquiridos não foram su­ficientes para atender a todos os produtores rurais da cidade. Pediu, então, mais atenção da Secreta­ria de Obras para a solicitação dos produtores.

Pediu, ainda, que o Executivo dê continuidade na construção do campo de futebol, com seu alam­brado, na Comunidade do Alto da Serra. O vereador lembrou de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, que foi destinada à Comunidade, com a conclusão do vestiário. Porém, a população está cobrando a construção do campo com alambrado.

O vereador comentou sobre a obra do trevo de entrada à Comunidade do Alto da Serra, algo que ele tem pleiteado desde o início do mandato. Recentemente, o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Tapira e anunciou, junto com o Deputado Estadual Bosco, verba no valor de R$6 milhões para a construção do trevo. A obra, no entanto, depende de convênio entre as Prefeituras de Araxá e Tapira, para que ambas forneçam o projeto do trevo. Luiz Carlos pediu para a Mosaic Ferti­lizantes custear o projeto, no valor de R$110 mil, para poder destravar a obra.

“Venho ressaltar que esta obra é de grande importância, pois beneficiará e trará mais segurança para todos que precisam transitar pelo local”, diz. Luiz Carlos ressalta que ele conta com o empenho da empresa e dos órgãos públicos para tornar esse projeto realidade.

O vereador diz que ficou feliz porque contribuiu, através de emendas parlamentares conseguidas pelo Deputado Federal Aelton Freitas, com as obras na região das Capivaras, zona rural de Tapira.

Em aparte, o vereador Kléber comentou sobre a situação de uma moradora da cidade que reclama de rachaduras e trincas em sua propriedade, a qual faz divisa com a Mosaic Fertilizantes. A empresa dinamita a área de mineração, uma prática corriqueira para poder acessar o minério, o que provoca esses danos na casa. Assim, o vereador pediu para que fosse enviado um ofício pedindo um sismó­grafo na região das casas ao redor para medir o impacto e saber se a dinamitação da mina da Mosaic afeta as propriedades vizinhas. Com os dados, o vereador espera se resguardar antes de fazer uma eventual solicitação.

Ordem do dia:

Leitura do projeto de lei 52/2023: Revoga a lei 1.306/2018 e dá outras providências, instituindo a possibilidade de estipulação de IPTU progressivo no tempo e na forma do artigo 8º, inciso 4º, da lei 1.349/2019, plano diretor de Tapira. O projeto referido foi encaminhado à Comissão de Justiça, Fi­nanças e Direitos Humanos.

Projeto de lei 49/2023: Autoriza o Executivo Municipal a celebrar acordo judicial em que o municí­pio de Tapira é parte e dá outras providências. Restos a pagar da gestão passada com a Vecol refe­rente ao asfaltamento das vias municipais, mas somente nas obras já realizadas. Aprovado por 6×0.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, e são abertas ao público. Participe da política de sua cidade para construir uma Tapira melhor.