Vereadores cobram o funcionamento do laboratório municipal

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 13h23, última modificação 03/01/2024 13h23
Os vereadores pediram a volta do funcionamento do laboratório municipal. “Enquanto não colocarem o laboratório em funcionamento, esta vai ser uma pedra no meu sapato e no da população que está sendo prejudicada”

Nivaldo Borges Pontes:

O vereador começou o seu uso da tribuna justificando sua ausência das reuniões passadas, o qual se deve a uma recente cirurgia que ele fez no braço, necessitando de algumas semanas de repouso.

Nivaldo começou apresentando moções de aplausos à guarda patrimonial do município, citando um por um os guardas que prestam serviço em Tapira, e para a equipe de trabalho do sr. Carlinho Baiano pelo seu trabalho junto à Secretaria Municipal de Obras.

Nivaldo fez indicações pedindo que seja realizada a limpeza das fossas sépticas da Comunidade do Alto da Serra e das casas próximas ao Sr. Zé Manoel e Sra. Eva. Também para que seja estudada a possibilidade de ajuda de custo de 50% para tirar a primeira carteira de habilitação e para a primeira transferência. Atualmente, os Tapirenses precisam se deslocar até Araxá ou outras cidades próximas para realizar o procedimento.

Pediu, ainda, para que fosse colocado em funcionamento o laboratório municipal. “Enquanto não colocarem o laboratório em funcionamento, esta vai ser uma pedra no meu sapato e no da população que está sendo prejudicada”, disse em referência à população que precisa se deslocar até Araxá para fazer os exames em laboratórios particulares, e depois pedir reembolso para a Prefeitura.

Solicitou, por fim, que seja estudada a possibilidade de reforma da casa da Dona Vilma dos Brancos. Nivaldo diz que a senhora está com problemas de mobilidade que a impedem de trabalhar, e ele alega já ter conversado com a Prefeita Municipal, Sra. Maura, para agilizar a reforma.

Luiz Carlos:

No seu uso da tribuna, o vereador fez uma indicação pedindo arborização da cidade, em referência à atual cúpula de calor, fenômeno causado pela interação do El Niño e as mudanças climáticas. Em aparte, o vereador Admilson reforçou o pedido e falou sobre a necessidade de maior paisagismo, com espaços para convivência e exercícios, e tratamento de esgoto, principalmente no córrego que cruza a cidade. O vereador Nivaldo pediu a palavra para lembrar de um projeto de sua autoria, datado de 2009, pedindo paisagismo na entrada da cidade, que não teve seguimento pela Prefeitura Municipal.

Em novas cobranças, o vereador pediu atendimento fonoaudiológico e oftalmológico para Tapira.

O vereador Nivaldo pediu a palavra para solicitar que seja arrumada a ponte localizada na fazenda do Sr. Paulo Romualdo. O vereador Kleber solicitou que seja feito uma cobertura em frente a Escola Municipal Paolla Carolina de Melo para os alunos aguardarem o transporte escolar; que seja feito o paisagismo e arborização nos canteiros centrais e na rotatória do Residencial Vitória; e que tenha a guarda municipal além da guarda patrimonial em Tapira.

Ordem do dia:

Projeto de lei 52/2023: revoga a Lei 1.306/2018 e dá outras providências. O projeto possibilita a instituição de IPTU progressivo no tempo, na forma do art. 8º, inciso IV, da lei 1.349/2019, Plano Diretor de Tapira.

As reuniões ocorrem às segundas-feiras, 19 horas, no segundo andar da Câmara, e são abertas ao público. Participe da política de sua cidade.