Vereadores cobram resolução do problema da poeira na zona rural
Tribuna:
Nivaldo Pontes:
O Vereador fez uso da tribuna para apresentar uma moção de pesar às famílias dos srs. Miguel Arcanjo Gomes e Belchior Rodrigues de Melo pelo falecimento recente.
Ainda no seu tempo regimental, fez indicação solicitando que seja estudada a possibilidade da Prefeitura de Tapira entrar com ação judicial contra o Estado de Minas Gerais pelos danos causados pelos javalis nas lavouras da região. A caça de javalis é uma atividade recorrente na região, pois os animais são uma espécie invasora. O Vereador espera que, com essa ação, os produtores rurais do município possam ser ressarcidos pelos danos causados pelos animais em suas propriedades.
Requisitou, ainda, que a Prefeitura disponibilizasse maquinário para realizar correção de curva de nível em propriedade rural local, a manutenção da estrada próxima à subida do cruzeiro de São Sebastião, e a limpeza da fossa séptica localizada na propriedade do sr. José Antônio.
Alexandre Reis:
O vice-presidente da casa, Alexandre Reis, usou a tribuna para fazer cobrança de ajuda de custo a um cidadão para comprar Risperidona, um medicamento antipsicótico atípico. Também cobrou que fosse dada uma solução para o problema da poeira levantada pelas operações da empresa Mosaic Fertilizantes – CMT, pois está afetando as propriedades rurais próximas ao local.
Kleber Domingos de Melo:
Ao fazer o uso da palavra, o vereador comentou sobre um ofício encaminhado pela Prefeitura que trazia respostas de indicações feitas por ele anteriormente. Kleber havia feito indicação solicitando o reparo de um poste próximo ao armazém do Miro, e foi-lhe informado que a indicação havia sido respondida, com inspeção do local e resolução do problema. Porém, o vereador alega que o poste não foi arrumado e o problema continua. Ele, então, responsabilizou a Prefeitura Municipal caso aconteça a queda do poste em vias públicas.
Fez outro requerimento pedindo obras para auxilar o embarque e desembarque dos alunos na escola municipal Paola Carolina de Melo, com a construção de uma portaria e muro. Solicitou também à Mosaic ajuda financeira para a realização da obra, dizendo que “o intuito é trazer segurança aos alunos, pais e professores que lá trabalham”.
Finalmente, requisitou ofício à Mosaic pedindo que sejam tornados públicos os dados de medição feitos pela empresa referente à poeira espalhada nas propriedades próximas a sua área de operações.
Elaine Peres:
A Presidente da casa usou a tribuna para apresentar moções de pesar pelo falecimento de Miguel Arcanjo Gomes, Maria do Rosário Neves e José Batista Garcia (Zé Bicicleta).
Ordem do dia:
Foi feita a leitura integral do projeto de lei 49/2023 que autoriza o Executivo Municipal a celebrar acordo judicial em processo que o município tem parte e dá outras providências. O projeto foi encaminhado à Comissão de Justiça, Finanças e Direitos Humanos para a emissão de parecer.
Já o projeto de lei 48/2023, que altera o inciso I do art. 1º da lei municipal 1453/2021 e dá outras providências, teve pedido de vistas do vereador Neylson aprovado. O projeto altera um inciso da referida lei que muda a forma com que são reembolsadas as diárias dos motoristas do município, obrigando o planejamento prévio de 15 dias para cada viagem. O vereador, que também é motorista da área de saúde no município, pediu mais tempo para discussão.
Já em reunião extraordinária realizada no dia 31/08, os vereadores aprovaram um projeto que inclui associações e cooperativas no programa Tapira Juro Zero, o qual tramitou na casa em caráter de urgência.
As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, e são abertas ao público. Participe da política de sua cidade.