Vereadores fazem novas cobranças ao Executivo

por Gustavo Mitamura publicado 03/01/2024 13h16, última modificação 03/01/2024 13h16
Foi feita a leitura do Projeto 48/2023: Altera o inciso I do artigo 1º da Lei Municipal nº 1453/2021 e dá outras providências, o qual foi encaminhado à Comissão de Justiça, Finanças e Direitos Humanos.

José Batista:

O Vereador usou a tribuna para fazer indicação pedindo que sejam disponibilizados médicos para atender nas especialidades de cardiologia, oftalmologia, psiquiatria e neurologia. Segundo José Batista, ele está sendo muito cobrado pela população por providências, já que ele também atua na área de saúde, por isso apresentou a indicação.

Ainda na área de saúde, o Vereador pediu para ser colocado em funcionamento o laboratório municipal, além de ser realizado o reembolso de valores de exames e consultas à população Tapirense. Como não há acesso fácil aos exames, é necessário que os pacientes se desloquem a Araxá para realizá-los.

Na área de obras, ele fez indicação pedindo que seja realizada a reforma da ponte na fazenda onde morou o senhor Hilário, com abertura da estrada perto da fazenda do Daniel Rosa, fazenda da Marli; e que seja feita uma contenção no final da rua Maria Aparecida Fernandes, com a realização de operação tapa-buracos

Luiz Carlos:

Ao usar a tribuna, o vereador cobrou o Executivo a realização da extensão da rede elétrica na rua João Paulino.

Fez, também, um requerimento dirigido às Prefeituras de Araxá e Tapira para a realização de convênio para executar a obra do trevo da Comunidade do Alto da Serra. Luiz Carlos comentou sobre a visita do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o qual veio anunciar a verba de R$6 milhões para a realização da obra, a qual encontra-se parada. Para que não seja perdida a verba por falta de ação, o vereador fez um requerimento propondo ação na obra.

O vereador esclareceu que sempre faz todas as cobranças feitas pela população às secretarias responsáveis. Pediu, novamente, para que seja colocado cascalho nas estradas rurais, pois elas estão se tornando intransitáveis, e a época de chuvas está chegando.

Finalmente, pediu para que seja realizada a regularização fundiária na cidade, pois várias casas na cidade não têm documentação.

Neylson:

Neylson fez indicação pedindo para que seja arrumada a ponte localizada na “Fazenda da Chiquinha”. Os pranhcões da ponte estão em situação precária, e as vigas já foram providenciadas por produtores rurais para que a reforma seja feita.

Comentou, também, sobre o Residencial Vitória, e mencionou que geólogos farão prospecção dos melhores locais para a construção de poços artesianos.

O Vereador Kléber pediu a palavra para falar sobre respostas do Executivo da indicação feita para reparo de poste de iluminação pública, próximo a escola pública, que ameaça cair. Na resposta, o Executivo, segundo Kléber, alega que o problema já havia sido solucionado, mas o Vereador tem provas de que não foi feito reparo. Ele quer respostas do Executivo, e que seja encaminhado quem fez essa resposta de indicação.
Também comentou sobre o local de entrada e saída dos alunos na Escola Paola Carolina de Melo, no Residencial Vitória, pedindo a construção de uma portaria melhor, com o apoio da empresa Mosaic Fertilizantes, para mais segurança, visibilidade, e proteção das intempéries.

Elaine Peres:

A Presidente apresentou moção de pesar pelo falecimento do sr. Belchior Rodrigues de Melo ocorrido no dia 15 de agosto de 2023.

Ordem do dia:

O inciso alterado diz que “I. as diárias serão solicitadas por meio de requerimento cujo modelo consta no anexo II desta lei. Dirigido à Secretaria Municipal de Governo, sendo esta responsável pelo deferimento com anuência do Secretário ou responsável pelo Departamento, ao qual os servidores solicitante esteja vinculado, salientando as razões e motivos de deslocamento.”

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19h, e são abertas ao público. Sua participação é importante para a construção de uma cidade melhor.