Vereadores cobram a contratação de mais médicos em Tapira

por Gustavo Mitamura publicado 26/04/2024 10h30, última modificação 26/04/2024 10h30
Na reunião do dia 15 de abril, os vereadores fizeram diversas cobranças referentes a obras e serviços urbanos no município, além de fazerem cobranças à Copasa, e pedirem a contratação de médicos especialistas em psiquiatria e neurologia.

Tribuna:


Luiz Carlos Lira Júnior:

Usou a tribuna para cobrar da Secretaria de Segurança Pública que proíba a subida de caminhões carregados no bairro Torga Couto, com destino às obras do Residencial Lavater Pontes. O vereador manifestou sua preocupação com a subida íngreme do bairro, pois os caminhões podem não conseguir subir ou descer e causar acidentes.

Pediu, ainda, que a cidade seja equipada com câmeras para poder gravar quem abandona cães na cidade, de forma a penalizar quem faz isso. Solicitou também o corte de árvores de eucalipto próximas à casa da sra. Leninha “do Juruna”.

Admilson de Lellis Machado:

Apresentou indicação para a Secretaria de Obras Públicas pedindo a manutenção da ponte localizada na fazenda do sr. Paulo Nogueira. Solicitou, através de outra indicação, a manutenção das estradas rurais localizadas no Assentamento Nova Bom Jardim.

Neylson Borges da Silva:

Fez a leitura de ofício enviado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa. Segundo o vereador, de acordo com informações que ele teria recebido dos funcionários da estatal, a causa principal da falta d’água na cidade é devido às oscilações de energia elétrica. Assim, foi instalado um gerador que entraria em funcionamento assim que acabasse o fornecimento de energia. Porém, o vereador alega que o gerador não está em funcionamento, e, através do ofício, pede esclarecimentos.

Em aparte, o vereador Luiz Carlos sugeriu a criação de um Serviço Autônomo de Água e Esgoto, ou seja, a transferência para o município da responsabilidade de abastecimento de água e tratamento de esgoto, em substituição ao sistema da Copasa, após cumprido o prazo do contrato atual.

Apresentou também uma moção de aplausos à Queijaria Artesanal 3 Irmãos, representada pelo Sr. Reginaldo Castro, Sra. Liliana Castro e família, pela empresa ter ganhado uma importante competição de queijos.

O vereador comentou na tribuna, finalmente, sobre um folheto veiculado na cidade, feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Araxá, SIMA, o qual supostamente conteria uma nota de repúdio a alguns vereadores que teriam feito comentários a respeito da atuação do Sindicato e de seu Presidente, Vicente Magalhães. Ele esclareceu que os vereadores somente agiram no sentido de cobrar a Mosaic Fertilizantes na doação de sucatas ao município, mas não contra o sindicato em si, e reforçou que a atuação dos vereadores está voltada à defesa dos interesses dos trabalhadores frente a Mosaic.

Elaine Auxiliadora Peres:

Fez a leitura do Projeto de Lei Complementar nº 08/2024 que dispõe sobre a alteração do anexo III, da Lei nº 1.229/2017, a qual versa sobre a organização administrativa e plano de cargos, funções e vencimentos da Câmara Municipal de Tapira. O projeto visa corrigir um erro de digitação na tabela de vencimentos dos cargos.

Apresentou indicação ao Executivo para solicitar a contratação de profissionais médicos em psiquiatria e neurologia para atenderem no município. A Presidente reforçou que existe muita demanda por esses profissionais em Tapira, e os pacientes precisam se deslocar a outras cidades para serem atendidos.

Fez moções de pesar pelos falecimentos do sr. Vicente Gaspar de Souza, no dia 06 de abril de 2024, e da sra. Cleonice de Fátima Rezende Melo, no dia 03 de abril de 2024.

Ordem do dia

A presidente solicitou que o secretário da mesa fizesse a leitura do Projeto de Lei nº 07/2024 que autoriza o poder executivo a firmar convênio com a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, objetivando o planejamento, implantação e condução da arborização urbana do município Tapira; e do Projeto de Lei nº 08/2024 que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2025 e dá outras providências; e os encaminhou para a Comissão de Justiça, Finanças e Direitos Humanos.