Vereadores recebem representante da Mosaic Fertilizantes para tratar de necessidades do município
Na quarta-feira, 13 de março de 2024, Helga Aguiar, do setor de comunicação institucional da Mosaic Fertilizantes S.A, esteve presente na Câmara para responder às demandas que os vereadores apresentaram em plenário e através de ofício. Estiveram presentes à reunião os vereadores Nivaldo Pontes, Luiz Carlos, José Batista Rosa e a Presidente da Câmara, Elaine Peres.
Na ocasião, os vereadores apresentaram algumas demandas como a construção de passagem ambiental próximo ao depósito de caminhões da empresa U&M, prestadora de serviços da Mosaic, a construção de um ponto de ônibus coberto na Escola Municipal Paolla Carolina de Melo, além da doação de sucatas para as instituições de caridade da cidade.
No entanto, devido ao período eleitoral, a Mosaic fica restrita às suas ações com o Poder Público a partir de junho deste ano. Portanto, a empresa vai levar esses questionamentos para serem avaliados e as providências serem tomadas.
Os vereadores questionaram, também, sobre o porquê da Mosaic não ter contratado os alunos que fizeram o curso de capacitação de auxiliar administrativo, oferecido pelo Senai, em 2022. A empresa esclareceu que os alunos participaram do processo seletivo, mas que a maioria deles não tinha disponibilidade para trabalhar em turno, e dos 4 que tinham, 2 foram contratados. Helga comentou que a empresa tem várias vagas abertas como operador de máquina, estágio e jovem aprendiz, mas que neste é necessária a contrapartida da disponibilização de transporte para poder dar continuidade.
O vereador Luiz Carlos enviou ofício, apresentado em reunião ordinária na Câmara, requisitando informações acerca da doação de sucatas às instituições de caridade da cidade, pois, segundo o vereador, várias pessoas cobram essas doações, e sentem que apenas Araxá estaria sendo beneficiada. Helga, no entanto, esclareceu que o sindicato das indústrias extrativistas fica em Araxá e também atende Tapira, e o sindicato é a ponte entre as instituições e a empresa, portanto a Mosaic consegue atender ambas as cidades, mas ela precisa seguir um processo formal para a doação. Este processo tem os seguintes passos: a cidade solicita a doação, a empresa avalia a possibilidade, passa pelo setor de compliance, formaliza a doação, e a instituição precisa buscá-la.
Ano passado houve uma doação para a Associação Corrente do Bem, e ainda há material que eles precisam buscar. Helga reforçou que é necessário deixar as organizações aptas a receber as doações, o que significa a formalização do cadastro junto à empresa Mosaic, a qual avaliará as instituições para cadastrar as que estiverem aptas a receber a doação. Reforça que é necessária a contrapartida das empresas de buscarem as doações na Mosaic.
Finalmente, os vereadores concordaram em fazer uma reunião periódica com a Mosaic para verificar o andamento das tratativas.