Vereadores pedem reforma do CETAP

por Gustavo Mitamura publicado 27/03/2025 09h25, última modificação 27/03/2025 09h28
Na reunião desta semana, 24 de março, os vereadores fizeram cobranças ao Executivo pedindo au­xílio à Associação ARTAP, instrutor de Pilates para as comunidades rurais, reforma do CETAP, além da melhoria da clínica de fisioterapia, entre outras indicações. Na ocasião, foram apresentados dois projetos de lei que tratam das finanças do município. Confira os detalhes a seguir.

Tribuna:

Neylson:

O vereador usou a tribuna para apresentar uma indicação pedindo que seja analisada pela Prefeitura a possibilidade de um auxílio, por meio de subvenção, para a Associação Rural do Tamboril e Pal­meiras – ARTAP. A concessão desse auxílio contribuiria significativamente para o fortalecimento da agricultura local, proporcionando melhores condições de trabalho e impulsionando o desenvolvi­mento econômico dos pequenos produtores rurais da região.

Juninho das Palmeiras:

O parlamentar apresentou, na tribuna, uma indicação pedindo um instrutor de Pilates para atender as comunidades rurais do município, garantindo acesso a essa prática que promove qualidade de vida e bem-estar.

Maria Eduarda:

Em seu uso da tribuna, Duda apresentou uma moção de pesar pelo falecimento do senhor Ricardo dos Reis Gomes, ocorrido no dia 20 de março de 2025.

Guilherme Jamil:

O secretário da mesa diretora, Guilherme, apresentou moção de aplausos aos profissionais da limpe­za urbana, em reconhecimento ao trabalho essencial e dedicado à nossa comunidade.

Ana Paula:

A vice-presidente apresentou várias indicações com requisições ao Executivo em alguns pontos, como a manutenção do CETAP, com revisão e reparo das instalações elétricas, repa­ração das goteiras no ginásio, manutenção do piso do ginásio, revitalização dos vestiários e dos campos de futebol, reforma e manutenção do parquinho.

Também fez indicações requisitando, entre outros, a melhoria dos equipamentos e espaço físico da clínica de fisioterapia; normalização do transporte escolar, com atenção à segurança das crianças e adolescentes que dependem dele; a inclusão, na programação da Semana da Saúde, de um projeto de sua autoria voltado à promoção da saúde e bem-estar; a construção de um novo prédio para o CEMEI; e a revitalização da academia municipal localizada no CETAP, com a aquisição de novos equipamentos e a inclusão de equipamentos adaptados e acessíveis à população com deficiência.

A vereadora apresentou, por fim, um requerimento ao Executivo pedindo a resposta dos requerimentos apresentados anteriormente, reforçando a necessidade do retorno às demandas legislativas.

Ordem do dia:

Na ordem do dia, foram apresentados dois projetos de lei:

Projeto nº 12/2025 que autoriza o Poder Executivo a abrir Créditos Adicionais Suplementares no or­çamento - Programa de 2025, com base em superavit financeiro e excesso de arrecadação, por meio de decreto, e estabelece outras providências. Essa proposta tem como objetivo viabilizar a abertura de créditos suplementares pelo Poder Executivo Municipal, em conformidade com o parecer do Tri­bunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Projeto de lei nº 13/2025, que autoriza o remanejamento, transposição e transparência, total ou par­cial, das dotações orçamentárias aprovadas na LOA 2025, e seus créditos adicionais, até o limite de seus 15% e dá outras providências.

Você pode conferir a íntegra das indicações e os projetos em tramitação no nosso site, em sapl.tapira.mg.leg.br/pesquisar-materia.

As reuniões ocorrem toda segunda-feira, 19 horas, e são abertas ao público. Participe das discussões sobre as questões da cidade.